Com infestação, moradores de São José usam luz negra para ‘caçar’ escorpiões, animais comuns durante ondas de calor


Animais peçonhentos aparecem mais no calor e causam risco à vida. Em um bairro de São José, os moradores têm visto cada vez mais escorpiões dentro de casa. Escorpões em São José dos Campos
Reprodução/TV Vanguarda
A região do Vale do Paraíba enfrenta um longo período de calor neste mês e, além das temperaturas acima da média, outro problema relacionado a isso provoca risco à saúde dos moradores: os escorpiões.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Os animais, que são peçonhentos, gostam de climas mais quentes e, portanto, são muito mais ativos nesta época do ano, apresentando uma mudança de hábito.
De acordo com o Instituto Butantan, que é vinculado ao Governo de São Paulo, as altas temperaturas colaboram com a proliferação de diversos insetos, como as baratas, que são alimento para os escorpiões.
Moradores do bairro Novo Horizonte, em São José dos Campos, por exemplo, têm se unido para combater a aparição desses animais, o que tem sido frequente nos últimos dias.
“A gente tem perdido noites de paz em que era para gente poder descansar, mas infelizmente estão sendo noites de tormenta. A gente encontra muito (escorpião), então acaba perdendo nossa paz. Esse problema já tem cinco anos, e cada vez está aumentando mais”, afirmou o técnico eletricista Allan Cristian Teixeira.
LEIA TAMBÉM:
São José dos Campos registra aumento de 28% nos casos de acidentes com escorpiões em 2024; saiba onde obter o soro
Moradores sofrem com escorpiões em São José
Os moradores usam lanternas especiais, com luz negra, para facilitar a captura dos escorpiões, que têm sido vistos nas ruas, perto de bueiros e até dentro das casas.
“Quem tem é toda hora procurando escorpião, saindo na rua para pegar, olhando na garagem. A gente gasta com dedetização, com telas. Mas não adianta, eles entram na nossa casa em quantidades absurdas”, reclama a decoradora Isabella Pereira.
Funcionários da Prefeitura de São José dos Campos estiveram no bairro e não tiveram dificuldade para encontrar os animais. Os bueiros receberam jatos de água por conta disso.
A prefeitura informou que, além da limpeza, roçada, retirada de entulhos e a manutenção nas ruas do bairro, vão ser feitas também atividades educativas e de manejo ambiental com foco na eliminação de fatores que favorecem o aumento de escorpiões.
A prefeitura ainda reforçou a importância da participação da população nas ações de prevenção, como a limpeza regular de quintais e a remoção de possíveis abrigos para os escorpiões.
O pedido de ajuda dos moradores pode ser feito pelo número 156.
Escorpião em São José dos Campos
Reprodução/TV Vanguarda
Escorpião em São José dos Campos
Reprodução/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.