
A ponte Afonso Altrak, localizada na Estrada Blumenau em Joinville, no Norte de Santa Catarina, deve voltar a ser liberada no mês de março. Interditada há um mês após ficar danificada, a estrutura é uma ligação importante da área rural no bairro Vila Nova.
Segundo a prefeitura de Joinville, nesta quinta (20) e sexta-feira (21), a equipe que atua no local passa por um treinamento para trabalho em altura, o que é uma exigência do Ministério do Trabalho. Por isso, não há profissionais no local nestes dois dias.
Para a construção da nova ponte, são usadas longarinas de madeiras novas. De acordo com o município, a passagem de veículos pela estrutura é menos frequente e será permitido o uso pelo transporte coletivo.
Já o tráfego de caminhões seguirá limitado e os veículos mais pesados deverão usar outras rodas.
Até finalização dos trabalhos, motoristas devem usar rota alternativa à ponte
Por isso, quem trafega pela estrada Blumenau no sentido Centro/Bairro deve desviar pela Alfredo Laffin para acessar a rodovia do Arroz (SC-108), sentido Guaramirim, e retornar para a estrada Blumenau pela estrada Dedo Grosso. Quem está no sentido Bairro/Centro deverá utilizar as mesmas vias para fazer o desvio, no sentido contrário.
O transporte coletivo também foi afetado na região. As linhas 0439 – Estrada Blumenau via Salto II; 0441 – Circular Oeste; e 0443 – Circular Oeste via Estrada Blumenau tiveram alterações no trajeto. As informações podem ser consultadas de maneira on-line.