Projeto do Multihospital de Florianópolis é finalista em premiação internacional


Concessionária do Floripa Airport concorre em categoria que reconhece iniciativas que dão nova utilidade e relevância social a espaços já existentes O projeto do Multihospital de Florianópolis está entre os finalistas do MIPIM Awards 2025, um dos mais prestigiados prêmios internacionais do setor imobiliário. Divulgada em 29 de janeiro, a lista de indicados inclui a iniciativa submetida pela Zurich Airport Brasil na categoria Melhor Projeto de Conversão. O projeto brasileiro está entre os quatro finalistas da categoria, concorrendo com iniciativas da Alemanha, Bélgica e Estados Unidos.
O Multihospital nasceu da necessidade de dar uma nova utilidade ao antigo aeroporto da Capital, que ficou inoperante desde 2019 com a abertura do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Em apenas seis meses de obras, o espaço foi transformado em um complexo de saúde, inaugurado no primeiro semestre de 2024.
Hoje, o complexo de saúde ocupa mais de 13 mil m² e oferece uma ampla gama de serviços, incluindo o Hospital Dia, a UPA Sul – Unidade de Pronto Atendimento, o Centro de Atenção Psicossocial 24 horas, o Espaço Acolher Floripa, a primeira Ótica Pública do município e a 2ª Delegacia de Polícia da Capital. Futuramente, o local também abrigará a Escola de Saúde Pública e a Central de Material Esterilizado.
O projeto do Multihospital de Florianópolis está entre os finalistas do MIPIM Awards 2025
Divugação/PMF
Impacto e relevância social
Desde sua inauguração, o Multihospital de Florianópolis já realizou mais de 170 mil atendimentos, beneficiando cerca de 90 mil pacientes. Os serviços disponibilizados incluem exames laboratoriais, radiografias, endoscopias, tomografias, consultas médicas de diversas especialidades, atendimento oftalmológico, procedimentos cirúrgicos e acolhimento especializado para crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência.
Segundo a Prefeitura de Florianópolis, a proposta do Multihospital busca simplificar o acesso à saúde, centralizando atendimentos essenciais em um único local. O serviço é focado nas necessidades dos cidadãos, já que, agora, os pacientes encontram os serviços de saúde em um só lugar, com atendimento de qualidade.
MIPIM Awards e o cenário da premiação
Criado em 1990, o MIPIM Awards reconhece projetos inovadores e sustentáveis no setor imobiliário, destacando as melhores práticas em desenvolvimento urbano, arquitetura e planejamento. Em mais de 30 anos de história, apenas um projeto brasileiro conquistou o prêmio: o Museu do Amanhã, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, na categoria “Construção verde mais inovadora”.
Na edição de 2025, além do Multihospital de Florianópolis, outros dois projetos brasileiros são finalistas, representando Curitiba e São Paulo em diferentes categorias. Os vencedores serão anunciados no dia 13 de março, em Cannes, França, durante o evento anual do MIPIM, que reúne profissionais do setor imobiliário de todo o mundo. A premiação avalia os projetos com base em critérios como criatividade, impacto social, sustentabilidade e viabilidade econômica.
Criado em 1990, o MIPIM Awards reconhece projetos inovadores e sustentáveis no setor imobiliário
Divugação/PMF
Para conhecer todos os finalistas do MIPIM Awards 2025, acesse o link: https://www.mipimawards.com/mipimawards2025/en/page/finalists-2025.
Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no G1.
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção e veiculação desta matéria publicitária não teve custo, no G1.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.