
Embora muitas organizações recomendem evitar álcool, a EASL (Associação Europeia para o Estudo do Fígado) sugere que, para proteger a saúde hepática, é aconselhável abster-se de consumir álcool em pelo menos três dias da semana.

Saiba por que você deve evitar álcool – Foto: Canva/ND
Conforme a EASL, nos demais dias, o consumo deve ser moderado e acompanhado de uma alimentação equilibrada, como foi discutido durante o Congresso Internacional do Fígado, realizado em Londres, em julho de 2022.
Aleksander Krag, vice-secretário geral da EASL, recomenda que é importante manter-se três dias por semana sem beber, nunca consumir mais de cinco unidades de álcool de uma vez e não ultrapassar 10 unidades semanais.
Krag esclarece que uma unidade de álcool não corresponde necessariamente a uma bebida; por exemplo, uma taça cheia de vinho equivale a três unidades, uma lata de cerveja a uma e meia, e uma dose de destilado forte a uma unidade.
Por que devemos evitar álcool

O álcool é responsável por milhares de casos de câncer e, por isso, você deve evitar álcool – Foto: Canva/ND
Segundo uma cartilha do HHS (Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos), o álcool é responsável por milhares de casos de câncer anualmente nos Estados Unidos, incluindo tipos como câncer de cólon, fígado, mama e cavidade oral. O álcool se decompõe no organismo em uma substância chamada acetaldeído, que pode danificar as células e impedir sua reparação, criando condições para o desenvolvimento do câncer.
Além disso, o consumo de álcool está associado a mais de 200 doenças e condições de saúde, incluindo doenças cardiovasculares e lesões. Especialistas enfatizam que, embora o consumo moderado possa parecer inofensivo, a realidade é que qualquer quantidade de álcool pode aumentar os riscos à saúde.
Portanto, a melhor escolha é optar por zero consumo de álcool, especialmente ao conduzir veículos ou em situações que requerem atenção plena.

O consumo de álcool está associado a mais de 200 doenças e condições de saúde, incluindo doenças cardiovasculares e lesões – Foto: Canva/ND