
Vítima é um homem de 60 anos e tinha comorbidades. Ele morreu no dia 27 de janeiro e a morte por dengue foi confirmada nesta quarta-feira (19). A fêmea adulta do Aedes aegypti após uma refeição de sangue.
Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC)
A cidade de Conchas (SP) confirmou, nesta quarta-feira (19), a primeira morte por dengue em 2025.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vítima é um idoso, de 60 anos, que tinha comorbidades. Ele procurou o serviço de saúde, realizou o teste, que confirmou a dengue, mas não retornou para acompanhamento, de acordo com a pasta.
Ainda segundo a Secretaria, a vítima morreu no dia 27 de janeiro e a morte por dengue foi confirmada nesta quarta-feira (19).
Mais de 1 mil casos em 45 dias
De acordo com o painel de arboviroses da Secretaria da Saúde do Estado, são mais de 1,3 mil casos confirmados até essa quarta-feira (19). O município reúne 54% de todos os casos da doença na região de Itapetininga. Sete mortes são investigadas.
Na última sexta-feira (14), o município somou mais de mil casos de dengue confirmados, o que representa 6,61% dos habitantes. A maioria dos infectados é de mulheres, representando 54% dos casos. A maior parte do público geral (considerando homem e mulher), 26%, tem entre 20 e 34 anos.
No dia 3 de fevereiro, a Prefeitura de Conchas decretou situação de emergência devido ao aumento nos casos de dengue. O decreto considerou adoção de todas as medidas administrativas necessárias à contenção da epidemia, incluindo aquisição de insumos e materiais para combater o mosquito e contratação de serviços emergenciais.
Ainda segundo o painel de arboviroses do estado, grande parte dos casos registrados em Conchas é dos sorotipos 2 e 3, sendo que o tipo 3, DENV-3, tem maior potencial de causar formas graves da doença, segundo o Ministério da Saúde.
No caso de Conchas, como a cidade tem menos de 100 mil habitantes, ainda não recebeu doses da vacina QDenga disponibilizada pelo Ministério da Saúde para o público alvo.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM