
Polícia Civil da Bahia, onde foi feita a gravação, explicou ao g1 que ‘objetos são do tipo airsoft e simulacros’. Os dois homens que aparecem no registro são criadores de conteúdo, e não membros de organização criminosas, como dizem publicações falsas. É #FAKE que armas de grosso calibre mostradas por homens ao deixar delegacia sejam reais
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra dois homens supostamente armados deixando uma delegacia da Polícia Civil na Bahia. Uma legenda diz que a Justiça determinou a devolução de armas de grosso calibre a membros de organização criminosa que haviam sido apreendidas pela polícia. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que há no conteúdo? Um vídeo de cerca de 1 minuto de duração com dois homens supostamente armados deixando uma delegacia de polícia.
A legenda da publicação falsa diz: “Justiça determina devolução de armas de grosso calibre a membros de organização criminosa que haviam sido apreendidas pela Polícia. Esse é o Brasil governado por bandidos dentro de todos os poderes! Aceitem o Brasil acabou!”.
🚫 O que um dos homens afirma no início do registro?
“Nós estamos saindo aqui da delegacia da Polícia Civil. Viemos pegar nossos armamentos que haviam sido apreendidos. Todos foram periciados, né? Tá aqui, ó, graças a Deus. Estamos com nossos equipamentos novamente, graças a Deus, pessoal. Saindo aqui agora da delegacia da Polícia Civil. Todas as armas passaram por perícia. Estamos de volta com nossos equipamentos, viu?”
Muito obrigado a todos aí, pessoal. Já tem quanto tempo foi apreendida, mano? Tem um mês? Foi dia 22 de dezembro. Hoje é 10 de fevereiro, praticamente dois meses, quase três meses, dois meses, né? Estamos aqui hoje, graças a Deus, nossos equipamentos foram liberados. Tá passando por perícia, né? Para poder… Periciado, agora tudo documentado, tudo de boa.”
“Tem males que que vem por bem, pô. Foi até melhor pra gente. Delegacia de Polícia Civil aqui. Ele teve armas, todas as armas teve que passar por perícia para definir que é air soft. Meu documento. Aí, tem um documento, tem tudo das arma aí, pessoal. Então, graças a Deus, tá de volta.”
📲 Como o pedido de checagem chegou ao Fato ou Fake? Leitores sugeriram a checagem por meio do nosso WhatsApp, +55 (21) 97305-9827.
⚠️ Por que a publicação é falsa?
A legenda não faz qualquer referência ao que homem afirma no final do vídeo: “Todas as armas tiveram que passar por perícia para definir que [o equipamento] é airsoft”.
O termo “airsoft” refere-se a dispositivos de pressão, que não são letais.
O vídeo foi originalmente publicado em 10 de fevereiro de 2025 no TikTok de um produtor de conteúdo.
O perfil retrata – de forma ficcional – cenas do cotidiano de uma comunidade em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador.
O Fato ou Fake verificou que os prédios mostrados no vídeo têm as expressões “delegacia territorial”, “delegacia de repressão a furtos e roubos” e “complexo policial investigador Bandeira”.
A busca por esses termos no Google revelou estabelecimentos administrados pela Polícia Civil da Bahia.
O Fato ou Fake enviou o vídeo à assessoria de imprensa da Polícia Civil da Bahia. A resposta, em nota, informou que:
“todos os objetos são do tipo airsoft e simulacros de arma de fogo” e “por esse motivo, os materiais foram restituídos aos respectivos donos no dia 10 de fevereiro de 2025, pela 1ª Delegacia Territorial de Feira de Santana”
▶️ Como a história começou? A Policia Civil afirmou ao Fato ou Fake que, em 20 de dezembro de 2024, quatro homens foram conduzidos para a Central de Flagrantes de Feira de Santana, pela Polícia Militar.
Eles estavam com nove simulacros – ou seja, imitações – de armas de fogo (nos modelos A4, AK 47, G36, Glock G18, Th Hammer, bereta e revólver).
📝 O que os homens disseram? Em depoimento, os homens disseram que são produtores de conteúdo digital e que, naquele 20 de dezembro de 2024, estavam na avenida Senador Quintino, no bairro Brasília, em Feira de Santana (BA), realizando gravações.
Em um vídeo publicado em 17 de fevereiro de 2025 no TikTok, o homem alertou que estava sendo acusado injustamente de ser traficante de drogas. “Eu sou inocente, compartilhe!” diz a legenda.
Na gravação, ele afirmou: “Estou sendo acusado de tráfico de drogas. Estão jogando em grupos de notícia onde só tem policiais que a Justiça liberou armas de grosso calibre […]. No vídeo, eu falei que minhas armas de airsoft haviam sido apreendidas. Foi levado para a delegacia da Polícia Civil, foi periciada para ser determinada que são arma de airsoft”.
“Foram todas periciadas e todas liberadas, gente. Estão compartilhando que as armas são de verdade e que a Justiça ainda liberou, gente. Eu não me envolvo com nada. Meu trabalho é inclusive é mostrar ao jovem que o crime não compensa. Isso é uma mentira.”
✅ O que aconteceu com os itens apreendidos? Após a perícia no Departamento de Polícia Técnica, os nove simulacros foram devolvidos, junto de outros objetos apreendidos, aos donos.
É #FAKE que armas de grosso calibre mostradas por homens ao deixar delegacia sejam reais
Reprodução
Veja também
É #FAKE que vinagre de álcool é recomendado para combater mosquito da dengue
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)