
Projetos que querem proibir contratação de quem faz ‘apologia ao crime’ foram apelidados de ‘Lei anti-Oruam’. Após shows no Lolla e Rock in Rio, ele tem hit em1º no ranking do Spotify. Oruam tem o nome associado a um projeto de lei
Reprodução / Instagram do rapper
Nesta semana, vereadores do Rio começam a debater o projeto que ficou conhecido como “Lei anti-Oruam”. Ele tenta proibir a contratação artistas que fazem “apologia ao crime”. Propostas semelhantes também foram protocoladas na Câmara dos Vereadores de São Paulo e na Câmara dos Deputados.
Citado no apelido deste projeto, Oruam é o nome artístico do Mauro Davi dos Santos Nepomuceno. Ou seja, Oruam é Mauro escrito ao contrário. Ele é filho de Marcinho VP, preso por assassinato, formação de quadrilha e tráfico, apontado pelo Ministério Público (MP) como um dos líderes do tráfico de drogas. O rapper tem uma tatuagem em homenagem ao pai e ao traficante Elias Maluco, condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes.
A carreira na música começou em 2021, mas os primeiros sucessos vieram em 2022, ao lado de outros nomes do trap, o rap mais festivo, com batidas mais graves. O jovem é um dos nomes brasileiros desse subestilo do rap que começou na cidade americana de Atlanta e depois tomou boa parte da música pop global.
O rapper foi aparecendo com esses feats com outros artistas do estilo como Ryan SP, MC IG e MC PH. Em 2023, apareceu no projeto Poesia Acústica, uma série de vídeos de rap acústico no YouTube que revelou artistas e ganhou especial na Globo em novembro passado.
O fã-clube foi crescendo cada vez mais e chamou a atenção de dois dos maiores eventos do Brasil. Em 2024, ele se apresentou no Lollapalooza São Paulo e no Rock in Rio.
Projeto de Lei ‘anti-Oruam’ está em debate em SP; Entenda
Antes de ser um personagem da música, Oruam era influenciador. Hoje, todo artista se sente meio que na obrigação de ser um pouco influenciador. O Oruam não é diferente: ele tem 8,7 milhões de seguidores no Instagram e quase 5 milhões de likes no TikTok. Esses fãs são, na maioria, um público jovem, de todas as classes sociais. É um pessoal que gosta de uma música festiva, que gosta de ver ostentação de marcas, de carros, motos, joias…
Quem gosta de Oruam, vê nele uma figura carismática, por dois motivos:
É uma questão aspiracional: Quem gosta do Oruam gosta do Oruam porque quer ser ele, quer ter o que ele tem, viver a vida que ele mostra nas redes sociais e canta nas letras das músicas;
É uma questão de ser parte de um grupo: Quem é da tropa do Oruam quer defendê-lo em todas as tretas que ele participa. É comum o discurso de “nós contra eles”, uma narrativa sobre ser perseguido e ter que lutar contra tudo e contra todos. Esse discurso era comum nas letras de Chorão do Charlie Brown Jr. e está presente no futebol, no “Big Brother Brasil” (quem vence, quase sempre é o rejeitado), em roteiros de filmes e séries.
Faltava um mega hit…
“Oh Garota Eu Quero Você Só Pra Mim” pode ser considerado o auge comercial da carreira do Oruam, porque foi com essa música que ele furou a bolha e passou a ser conhecido por um público que não acompanha tanto o trap.
Ele já tem um público enorme, mas essa música foi além. Ela é uma forte candidata a ser hit de carnaval: tem dancinha bombada e clipe estourado no YouTube, com mais de 70 milhões de views. No Spotify, ela chegou ao primeiro lugar do ranking do Brasil. Dos 61 dias que ela esteve disponível, 20 deles foram no topo da parada da plataforma de áudio.
O arranjo tem a batida do trap, mas ele é mais voltado para o funk pop. A música poderia facilmente estar no repertório da Ludmilla ou da Anitta. É um hit chiclete que também poderia, com poucas mudanças, ter sido cantada por uma dupla sertaneja.
O que também ajudou no estouro foi o fato de ser uma parceria com Zé Felipe. Ele é cantor de pop, filho do sertanejo Leonardo e marido da Virginia Fonseca, uma das maiores influenciadoras do Brasil com mais de 50 milhões de seguidores só no Instagram.
A letra não foge muito do que rola no top 50 do streaming. Hoje, o verbo mais conjugado na música realmente popular brasileira é o sentar, obviamente em um contexto sexual. Então, a letra fala sobre uma “safadinha que quer sentar”.
LEIA MAIS: Jogo do Tigrinho invade hits; entenda
A letra menciona ainda o Jogo do Tigrinho, assunto que também tem dominado as letras das músicas mais ouvidas no Brasil. É uma referência ao “Fortune Tiger”, cassino online que promete ótimo ganho financeiro. Na prática, acumula relatos frustrados de jogadores que perderam enormes quantias.
Em “Oh Garota Eu Quero Você Só Pra Mim”, o eu-lírico diz que vai ganhar dinheiro com o Jogo do Tigrinho e aí vai para a noite pegar uma mulher “gata”. A letra tem esse adjetivo e elogia o abre “bundão de academia” da pretendente. É, na essência, uma música de flerte, mais leve do que outras lançadas por Oruam, que costuma citar armas e narrar cenas de crimes em outras canções.
VÍDEO: Jogo do Tigrinho domina o pop
Jogo do Tigrinho invade hits do funk ao arrocha