
Esperado para todo mês é de 300 milímetros e já choveu 216.62 milímetros até esta terça-feira (18). Fortes chuvas causam oscilação e até subidas rápidas no nível do Rio Acre, chegou a 11,05 metros ao meio-dia desta terça-feira (18). Monitoramento é feito por equipes da Defesa Civil de Rio Branco
Arquivo/Defesa Civil de Rio Branco
O acumulado de chuvas em Rio Branco ultrapassa os 216 milímetros até esta terça-feira (18), o que representa mais de 72% do total esperado para todo o mês de fevereiro, que é 300 milímetros. A informação é da Defesa Civil Municipal, repassada ao g1.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
As fortes chuvas que atingem a capital acreana em fevereiro causam oscilação e até subidas rápidas no nível do Rio Acre. Nesta terça, ao meio-dia, o manancial chegou a 11,05 metros.
A oscilação ocorre após um mês de janeiro com chuvas abaixo da média histórica, o que fez com que o rio também mantivesse um nível baixo. Como alertado pela Defesa Civil, os períodos mais críticos para o nível do rio e a possibilidade de enchentes são os meses de fevereiro e março.
“Está acima do esperado, que é um previsão nossa, que o mês de fevereiro chova acima da média esperada. Qual chuva forte, como a dessa segunda-feira [17] já atinge o que é esperado. De outubro até agora, o único mês que não ficou acima da média foi janeiro, mas os demais ficaram”, contou o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Com as fortes chuvas, igarapés correm o risco de transbordamento
Arquivo/Defesa Civil de Rio Branco
Na segunda, equipes da Defesa Civil Municipal fizeram vistorias nos igarapés, em especial aos que têm risco de transbordamento. São eles:
Igarapé São Francisco
Igarapé Redenção
Igarapé Batista
“Continuamos com esse trabalho preventivo para evitar maiores danos com o transbormentos dos igarapés, tendo em vista a quantidade chuva na madrugada e manhã de segunda e a previsão de mais chuvas para os próximos dias”, alertou.
Nesta terça, o coronel confirmou que o nível dos igarapés retraiu após as chuvas. “Ficaram bem cheios, mas quando as chuvas cessam acabam retraindo. Hoje tem previsão de mais chuvas, entre cinco e 17 milímetros. É sempre uma preocupação”, resumiu.
Reveja os telejornais do Acre