![](https://s2-g1.glbimg.com/RzgqmVyCL_M2S-beR_ItgqVygg0=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/K/v/XDfa24Q5ecuPn2vofBLQ/a-vistoria-em-vans-escolares-e-obrigatoria-e-realizada-a-cada-seis-meses.jpg)
Semutran informou que 26 veículos não foram levados para a inspeção obrigatória. No ano passado, 18 não compareceram. Autorizados ganham selo de aprovação. Vans durante vistoria municipal
Prefeitura de Piracicaba/Divulgação
Piracicaba (SP) registrou aumento de 44% no número de vans de transporte escolar que não fizeram a vistoria obrigatória tocada pela prefeitura do município.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Durante janeiro deste ano, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes (Semutran) examinou 159 vans de 185 cadastradas. 26 veículos não foram levados para fazer a inspeção. Na última campanha de 2024, 18 não compareceram na vistoria e a frota cadastrada era composta por 184 veículos.
“Pode ser que sim e pode ser que não estejam prestando serviço. Se forem parados, sofrerão as penalidades previstas”, informa a Semutran ao g1 sobre a possibilidade das vans que não compareceram na vistoria estarem em atuação.
A inspeção ocorre a cada seis meses, é obrigatória e preza peça segurança dos ocupantes. Sem ela, os condutores cadastrados não estão autorizados a atender.
Transporte escolar durante inspeção em Piracicaba
Prefeitura de Piracicaba/Divulgação
Vistoria
Durante a vistoria, são avaliados itens de segurança, de conforto e aparência do veículo. Sistema de direção, freio, cintos de segurança individuais, tacógrafo (aparelho para medir distância e velocidade do veículo), limpadores de para-brisa, extintor de incêndio e outros também passam por análise. Além disso, há a checagem da documentação dos condutores e dos veículos.
Em 2025, apenas cinco vans escolares apresentaram irregularidades. A maioria com relação a cinto de segurança, apontou a Semutran ao g1.
Escolha com segurança
Ao contratar o serviço de van escolar, os pais ou responsáveis devem solicitar e analisar os documentos emitidos pelo município e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), como:
Cartão de autorização escolar. Ele é emitido pelo município e apresenta dados do condutor autorizado a conduzir o veículo e os dados do veículo a ser utilizado;
Documento do Detran. Ele é emitido pelo órgão estadual e autoriza a prestação do serviço de transporte escolar.
Além disso, o prestador de serviço deve apresentar os seguintes documentos originais:
Documento do veículo devidamente licenciado;
Taxas de vistoria originais com os comprovantes de pagamento;
Atestado de revisão do freio expedido por empresa especializada;
Certificado de Verificação do equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo.
Cada van vistoriada pela prefeitura de Piracicaba recebe o seguinte selo de verificação:
Selo de van escolar vistoriada pela Semutran em Piracicaba
Prefeitura de Piracicaba/Divulgação
Penalidade
O condutor que não estiver regularizado estará sujeito às penalidades previstas por lei nos artigos 167, 168, 230 (VII e XX), 231 (VII) e 237 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e no decreto municipal, como multa e apreensão do veículo perante a fiscalizações, informou a Semutran.
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba