![](https://s2-g1.glbimg.com/F9mNL6BK5XKbesLoqp8_ZZBue6E=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/B/1/gnEVy4SVWHEaQdmMbzIQ/globo-canal-5-20250214-1800-frame-301500.jpeg)
A partir de sábado (15), o Rio de Janeiro vai receber alguns dos melhores tenistas do mundo. João Fonseca será uma das estrelas do Rio Open, que começa neste sábado
A partir de sábado (15), o Rio de Janeiro vai receber alguns dos melhores tenistas do mundo para a no Rio Open. Entre eles, o talento mais promissor do tênis brasileiro.
O correto para você é bolacha ou biscoito?
“Biscoito, não tem como ser bolacha (risos). Biscoito, né?”, disse João Fonseca.
A resposta entrega. Carioca… da gema. De Ipanema. Mas a praia do menino sempre foi a terra firme. Quando as primeiras raquetadas mostraram que aquela mão direita tinha algo diferente.
“Gostava de de pancada na bola. Eu com 12 anos”.
A força virou marca.
“Minha mão pouco destruída, né? Eu era um menino que batia muito forte, mas também errava muito e agora eu estou juntando a força potência com a consistência”.
Prodígio no juvenil, João Fonseca virou profissional em 2024. Impressionou. Subiu quase 600 posições no ranking mundial.
“João é esse fenômeno porque ele consegue fazer coisas muito grandes com pouca idade”, comenta o treinador, Guilherme Teixeira.
João Fonseca, jovem brasileiro de talento promissor, é uma das principais atrações do Rio Open
Reprodução/TV Globo
Como vencer o número nove do mundo sem perder um set sequer. Foi em janeiro, em um Grand Slam, um dos maiores torneios do mundo, o aberto da Austrália, quando João derrotou o russo Andrey Rublev e deu mais um salto. Tornou-se aos 18 anos o brasileiro mais jovem a entrar no top 100 do tênis, superando Gustavo Kuerten. E logo chamou a atenção dos melhores tenistas da atualidade.
“Caraca, o Alcaraz falou de mim. O Djokovic falou de mim. Combustível para cada vez mais sonhar mais longe”, comenta João Fonseca.
Nesta quarta-feira (12), o terceiro argentino seguido no ATP de Buenos Aires. A vitória sobre Mariano Navone 47 do mundo garantiu João na semifinal do torneio. Um aquecimento antes de tomar o rumo de um lugar bem conhecido… Após encantar o mundo, João volta ao Brasil e para um cenário muito familiar. No Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, João estará em casa. Uma competição que ele viu nascer da arquibancada.
João aparece em uma foto, aos 7 anos, na primeira edição, assistindo a Rafael Nadal. Agora, João é uma das maiores atrações entre 32 tenistas na chave de simples.
“Vai ser um jogo de futebol, vai ser todo ponto gritaria. desejo boa sorte para quem vai estar jogando contra mim, mas vai ser gritaria. Vai ser diferente, vai estar lotado e vai ser bem maneiro”, afirma.
João Fonseca
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Rebeca Andrade volta a treinar com a seleção de olho no próximo ciclo de competições
The Town anuncia line-up do palco São Paulo Square
No Espírito Santo, cientistas transformam alga marinha em adubo para a agricultura