![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/carne-apreendida-sc.jpg)
Uma operação apreendeu cerca de meia tonelada de carne em comércios de Bela Vista do Toldo, no Planalto Norte de Santa Catarina, nesta semana. A informação foi divulgada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (13). Os alimentos estariam em condições impróprias para o consumo.
A operação foi realizada pela Polícia Civil, em parceria com a Vigilância Sanitária de Mafra e com a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina). A ação também contou com a participação da Polícia Militar de Canoinhas.
Além de verificar a procedência dos alimentos, os agentes também conferiram as condições de higiene e acondicionamento das carnes. Cerca de 500 kg foram encontrados sem identificação de procedência e em condições irregulares de armazenamento, além de vários produtos com prazo de validade vencido.
A Polícia Civil afirmou em comunicado que “a ação é parte de um esforço contínuo para garantir a segurança alimentar da população de Bela Vista do Toldo e para coibir a comercialização de produtos de origem animal sem a devida rastreabilidade, especialmente em razão da ocorrência de crimes de furto de gado que são recorrentes na região”.
Compra e venda de carne sem procedência é crime
A compra de produtos sem identificação de procedência pode ser enquadrada em crimes como receptação, associação criminosa e contra a ordem tributária. Já a venda pode ser caracterizada como crime contra a ordem econômica e as relações de consumo.