Para além do sabor: ervas paraenses são mais procuradas nesse período e movimenta mercado “banhos mágicos”. Banhos de cheiros tem alta procura no Pará, principalmente em datas como o Valentine’s Day
Divulgação
Engana-se quem acredita que precisa esperar o mês de junho para celebrar o amor. O Valentine’s Day, comemorado no dia 14 de fevereiro em diversos países, tem se tornado cada vez mais popular entre os paraenses, movimentando um mercado curioso no estado: a venda de banhos mágicos.
Enquanto pelo mundo cresce a busca por flores e chocolates neste período, na Amazônia é fortalecida a sabedoria ancestral da floresta. Os famosos banhos de cheiros, que fazem parte da cultura do Norte, em especial, o Pará, são rituais de purificação que utilizam elementos naturais, como ervas nativas e outras especiarias, como meio energético e espiritual para alcance de desejos e graças.
Tradicionalmente, os banhos de ervas consistem na mistura de plantas que possuem cargas energéticas, segundo os saberes dos povos tradicionais, presentes ainda no dia-a-dia de quem é nortista. No Mercado Ver-o-Peso, em Belém, erveiras mantêm viva a tradição, sendo alguns deles muito conhecidos no mercado, como o “Chega-te a mim” e “Chora nos meus pés”.
.✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Segundo a taróloga e influenciadora espiritual Iza Araújo, atuante nesse mercado há três anos, apesar de existirem banhos aromáticos para atrair diversos desejos, os mais pedidos são para encontrar ou fortificar relacionamentos amorosos.
“O banho do amor é mais procurado até do que banhos para atrair dinheiro, e nesses períodos as pessoas enxergam a oportunidade encontrar um par através dos saberes místicos”, comenta.
Valentine’s Day é mais uma oportunidade do ano para atrair o amor
Taróloga e influenciadora espiritual Iza Araújo
Divulgação
A data oficial do Dia dos Namorados no Brasil é o dia 12 de junho, no entanto, com a popularidade da cultura estrangeira, o Valentine’s Day tornou-se uma nova chance no ano para atrair um amor.
De acordo com a taróloga, a procura por esses banhos e outros trabalhos místicos é alta, mas nesses períodos há um crescimento significativo por serem datas criadas para estimular este sentimento.
“As pessoas se esbarram com casais por aí e querem também encontrar o seu par. Por isso, as buscas nesses períodos aumentam por ser um momento que fala de amor. Elas buscas estar mais conectadas com o seu par atual, buscam encontrar o seu amor e até pedem para reconquistar alguém”, conta.
Iza afirma que as ervas no Norte são eficazes na culinária, na medicina e também no campo energético. A profissional explica que algumas ervas, por exemplo, possuem elementos como cheiro e sabor que potencializam certos sentimentos, como sedução, amor-próprio e sentimento de pertencimento.
“O puxuri, por exemplo, tem um aroma que desperta desejo e deixa qualquer um irresistível. Já o ipê-roxo trabalha o amor-próprio, essencial para qualquer relação dar certo”, ressalta.
Segundo a taróloga, as ervas podem ser usadas em banhos, óleos ou defumação. No caso dos banhos energéticos para o amor, Iza reforça que não é apenas um prepara físico, mas um ritual que envolve intenção com as forças da natureza.
“Conectar-se com a natureza é se reconectar com a sua própria essência. Hoje em dia, com tanta correria e tecnologia, muita gente esquece de sentir, de viver o amor de verdade, sem pressa, sem medo. A floresta nos lembra que tudo tem seu tempo certo e que o amor, quando é verdadeiro, sempre floresce”, acrescenta.
Poder das ervas uniu casal há três anos
Akira Takatsuji e a companheira
Divulgação
Akira Takatsuji, 28 anos, vivenciou o poder do banho de cheiro na própria pele. Há três anos, em um momento no qual enfrentava o término de um relacionamento, a fotógrafa conta que foi realizar um trabalho no mercado Ver-o-Peso, onde ganhou um banho de nome “Atrativo do Amor”, em troca de fotografias que realizou com as erveiras do local.
Ela conta que o presente foi deixado em cima de um móvel, onde ficou um bom tempo guardado para ser usado em um momento especial e oportuno.
“Eu acredito que essas coisas não devem ser usadas em vão, até para não atrair nenhum tipo de sentimento ruim ou usar com alguém que não combina tanto”, afirma.
Quando finalmente decidiu sair para um encontro, o gato de estimação, apelidado carinhosamente de “gato místico”, derrubou o frasco, que quebrou e deixou o líquido espalhado pelo chão. Posteriormente, o animal se debruçou no banho e logo em seguida se esfregou nas pernas de Akira, bem no momento em que ela precisava sair para encontrar a pessoa do date.
Atualmente, Akira é casada com a mulher que foi encontrar justo nesse dia.
“A gente brinca que o gato foi quem nos uniu, mas eu acredito muito na força que esses atrativos possuem. Eu tive sorte de ter usado ‘à força’ naquele dia e hoje somos casadas e muito graças ao banho de cheiro”.
Neurociência explica fenômeno
Ariana Kelly da Silva, doutora em Antropologia/Bioantropologia
Divulgação
A doutora em Antropologia e Bioantropologia pela Universidade Federal do Pará (Ufpa), Ariana Kelly da Silva, com 16 anos de docência no Pará, conta que é muito natural e faz parte da humanidade esses momentos de adoração e ritualísticos.
“Durante vários momentos da nossa evolução, nós encontramos momentos de adoração a deuses e momentos que remetiam a rituais, muito em busca de uma resposta para além da finitude da natureza. Essa relação mística é ancestral”, afirma.
A especialista, sob uma perspectiva amazônica, conta que o uso de elementos da natureza vem da cultura afro-indígena, da botânica e do conhecimento fitoterápico, em uma relação que é construída desde que nos tornamos humanos a partir do pensamento simbólico.
“Sempre tivemos esse contato com orixás, com os santos, e essas relações em geral vem dos saberes dos povos antigos e dos povos da floresta”, conta.
A doutora explica que a crença na força da natureza e no que ela proporcionada para os humanos é muito presente na região amazônica. Como temos a maior floresta tropical do mundo e uma imensa quantidade de plantas e animais usados como elementos medicinais, essa cultura torna-se muito presente nos dias atuais.
“Nossos ancestrais vão repassando esses ensinamentos através das gerações sobre a energia das plantas, dos odores, dos sabores, e que a mistura deles podem ter um significado mágico. Como elas curam doenças, acabam sendo vistas como algo que pode também curar os males da alma”, afirma.
Buscar o amor é válido, independente da crença
Ariana defende que é muito válida a busca pelo par ideal e que o Valentine’s Day passa a ser mais uma oportunidade para tal, muito pela ansiedade de “adiantar” essa prática ritualística.
“A gente enxerga um comportamento na geração Z de ter uma maior facilidade de adotar outras culturas, – um exemplo, é o Valentine’s Day ser uma cultura norte-americana – então, acaba sendo um fenômeno global celebrar esta segunda data no ano em busca de um amor, até porque nunca é tarde para isso. Ter um dia para comemorar é bom, mas ter dois é melhor ainda”, afirma.
Ervas são utilizadas como medicina natural e também para levar benefícios espirituais através das erveiras do Ver-o-Peso
Lissa de Alexandria/g1
A especialista acredita que concentrar a energia em busca desse amor é muito válido e que, se essa for a crença da pessoa, que assim seja feita.
“Se a pessoa acredita que as ervas vão auxiliar nessa busca, que tome, então, o banho de cheiro, que abra o seu coração para tal. É uma busca por algo que nos completa, porque, então, não se valer dessa cultura para encontrar alguém? É bonito, é por uma boa causa”, completa.
Como preparar banhos energéticos para atrair o amor
Iza compartilhou com o g1 duas receitas poderosas de banhos para atrair um amor, com materiais encontrados no mercado Ver-o-peso e em outros pontos de vendas de plantas medicinais e temperos espalhados pela cidade.
🌾 Para quem deseja atrair um novo amor:
Ferva 1 litro de água e desligue o fogo;
Acrescente um punhado de alfavaca, pétalas de jasmim-manga e um pedaço de casca de cumaru;
Tampe e deixe a infusão descansar por 10 minutos;
Coe e jogue do pescoço para baixo após o banho normal, mentalizando o amor chegando até você;
Deixe secar naturalmente e use uma roupa clara ou vermelha para potencializar a energia da paixão.
🌾 Banho para reacender a paixão em um relacionamento:
Prepare uma infusão com priprioca, puxuri e pétalas de rosa-vermelha;
Enquanto espera a infusão esfriar um pouco, escreva o nome do seu amor em um papelzinho e coloque perto do coração;
Tome seu banho de higiene e depois jogue a infusão sobre o corpo, visualizando a chama da paixão se reacendendo entre vocês;
Pegue o papel com o nome do seu amor e guarde na fronha do travesseiro ou embaixo do colchão.
Banho de Cheiro renova as energias para 2025
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.