![](https://static.ndmais.com.br/2022/11/itajai-da-inicio-as-matriculas-e-rematriculas-na-rede-municipal-de-ensino-130388-scaled.jpg)
O Litoral Norte de Santa Catarina deve bater os 34°C ao longo desta quarta-feira, a sensação térmica pode chegar aos 50°C como em Itajaí e Balneário Camboriú, por exemplo. Diante da forte onda de calor na região, escolas contam com ar condicionado para cumprir o desafio de manter estudantes e profissionais em segurança.
![imagem ilustrativa de estudante em Itajaí; todas as escolas contam com ar condicionado, mas em situação precária imagem ilustrativa de estudante em Itajaí; todas as escolas contam com ar condicionado, mas em situação precária](https://static.ndmais.com.br/2022/11/itajai-da-inicio-as-matriculas-e-rematriculas-na-rede-municipal-de-ensino-130388-800x533.jpg)
Em Itajaí, todas as escolas contam com ar condicionado, mas em situação precária ou inoperante – Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação/ND
Itajaí tem na rede municipal 120 unidades, todas com ar condicionado, entretanto, de acordo com Silvano Amaro, secretário de Educação, todos em péssimas condições, alguns deles da década de 80 e 90.
Diante disso, a situação das escolas em Itajaí em relação aos sistemas de ar-condicionado é preocupante. Embora muitas instituições possuam esses equipamentos, uma parcela significativa enfrenta problemas de precariedade, como aparelhos antigos, falta de manutenção adequada ou sistemas inoperantes.
Escolas contam com ar condicionado, mas enfrentam problemas diante do calorão
Essas deficiências comprometem o conforto térmico de alunos e professores, especialmente durante os períodos de calor intenso como nesta semana.
“Outra situação complicada, é que tem equipamento novo queimando porque a rede elétrica não suporta. Então faremos manutenção por meio de contratação emergencial, isso deve durar todo o primeiro semestre de 2025.”, destaca o secretário de Educação em Itajaí.
![imagem mostra estudantes de Camboriú imagem mostra estudantes de Camboriú](https://static.ndmais.com.br/2025/02/escolas-contam-com-ar-condicionado-800x546.jpeg)
Em Camboriú, nem todas as escolas contam com ar condicionado – Foto: Secom Camboriú/Reprodução
Já na rede estadual de ensino de Itajaí, o governo do Estado não passou dados apurados quanto a situação do município, entretanto, reforçou por meio de nota que segue avançando com as obras de reforma das instalações elétricas nas escolas estaduais.
Atualmente, 35 unidades estão com obras em execução, 161 estão em fase de licitação e outras 165 encontram-se na etapa final de aprovação de projetos para posterior licitação e execução das obras.
Até o momento, 342 das escolas que necessitavam reformar a parte elétrica já estão adequadas, com o sistema de climatização em funcionamento. Nos próximos 60 dias, está prevista a entrega de mais 174 equipamentos de ar-condicionado para 23 escolas da rede estadual.
A previsão para 2025 é de que 200 escolas passem por melhorias em suas instalações elétricas, garantindo mais segurança e qualidade para alunos e profissionais da educação.
![imagem mostra estudante de Balneário Camboriú bebendo água imagem mostra estudante de Balneário Camboriú bebendo água](https://static.ndmais.com.br/2025/02/destaque-escolas-contam-com-ar-condicionado-800x420.jpg)
Balneário Camboriú reforça orientações por conta do calor – Foto: Secom BC/Reprodução
Essa iniciativa reforça o compromisso do governo estadual com a infraestrutura da rede de ensino, promovendo ambientes mais modernos, seguros e adequados para o aprendizado.
Em Camboriú, a EEB Prof. Mario Garcia, precisou fazer o revezamento de estudantes após problemas no ar condicionado de um dos blocos. Por meio da assessora, a secretaria de Educação do Estado informou que já há uma equipe no local e à tarde a situação estará normalizada.
Em Itapema, todas as escolas municipais possuem ar condicionado, alguns estão passando por manutenção e limpeza, para garantir o resfriamento.
Em Balneário Camboriú a rede municipal conta com 45 unidades escolares, incluindo escolas, creches e núcleos de educação infantil. Todas as unidades possuem aparelhos de ar-condicionado, e muitas também têm ventiladores para garantir conforto aos alunos e professores.
“Sabemos que algumas unidades precisam de manutenção nos aparelhos e já estamos providenciando os reparos, porém devemos considerar a alta demanda de manutenção neste período, mas garantimos a manutenção de todos os aparelhos o mais breve possível”, traz a nota.
Apesar do calor, nenhuma escola precisou interromper as aulas.
Em Camboriú, nem todas as escolas contam com ar condicionado
Já em Camboriú das 36 unidades escolares, uma ainda não está com os aparelhos de ar condicionado instalados, mas os equipamentos já foram entregues, a previsão de instalação é para próxima semana.
As novas salas que foram entregues esse ano e as que ainda estão em acabamento, também terão os equipamentos instalados até o final deste mês.
Nas demais unidades, a secretaria de educação está fazendo a substituição ou manutenção conforme a solicitação dos gestores. “Realizamos a compra de mais 131 aparelhos de ar condicionado, para suprir a demanda. As entregas já iniciaram na tarde desta terça-feira”, destaca Carin Krug, secretária de Educação em Camboriú.
“As substituições serão realizadas gradativamente. Lembro ainda que estamos realizando uma licitação para ampliação a contratação de serviços de instalação e manutenção”, finaliza.