![](https://static.ndmais.com.br/2024/05/submarino-titan-grnade.png)
Um áudio (ouça abaixo) mostra o momento em que o submarino Titan implodiu durante uma expedição turística aos destroços do navio Titanic em junho de 2024. Divulgado pela Noaa (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), órgão dos Estados Unidos, o ruído é perturbador.
![](https://static.ndmais.com.br/2024/05/submarino-titan-grnade-800x550.png)
Submarino Titan implodiu após dono da empresa OceanGate ignorar diversos avisos de segurança – Foto: Reprodução/Twitter/@Terror_alarm
A implosão matou instantaneamente os cinco passageiros a bordo do submarino: o bilionário paquistanês Shahzada Dawood e o filho Suleman, milionário britânico Hamish Harding, presidente da Action Aviation; o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, especialista nos destroços do Titanic; e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions.
O áudio foi divulgado na última sexta-feira (7). Segundo oficiais do Noaa, um som estático é seguido por um “boom” e uma reverberação e, sem seguida, fica estático novamente.
O submarino teria implodido antes de atingir o ponto onde estavam os destroços do Titanic.
![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/foto-inedita-do-titan-no-fundo-do-mar-800x420.png)
A Guarda Costeira investiga sobre a implosão do submersível Titan – Foto: X/Reprodução/ND
O áudio de 20 segundos do desastre foi captada por um gravador acústico passivo ancorado, localizado a cerca de 1.400 quilômetros de distância de onde o navio OceanGate dobrou sob a pressão da água.
A Guarda Costeira dos EUA disse que o clipe revela “a suposta assinatura acústica da implosão do submersível Titan”.