![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/cancer-scaled.jpg)
Dados da Organização Pan-Americana da Saúde indicam que cerca de 1 em cada 5 pessoas desenvolverá câncer durante a vida. Embora o câncer seja frequentemente associado a hábitos de vida, como tabagismo, obesidade e consumo excessivo de álcool, é importante lembrar que existem muitas outras causas envolvidas.
![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/cancer-800x533.jpg)
A doença pode ser causada por diversos fatores externos e genéticos – Foto: Unsplash/ND
Em entrevista ao The Sun, a oncologista Liz O’Riordan afirma que, muitas vezes, o desenvolvimento do câncer é uma questão de “má sorte”. Ela explica que a doença pode surgir devido a diversos fatores, como genética, sedentarismo e dietas pouco saudáveis.
“Estimamos que cinco por cento de todos os cânceres são causados pela falta de exercícios regulares”, diz O’Riordan.
Para esclarecer as muitas dúvidas sobre o tema, a especialista compartilhou informações acumuladas ao longo de sua carreira e revelou o que é mito e o que é verdade sobre as causas do câncer.
É mito! Sutiãs não causam câncer
![](https://static.ndmais.com.br/2021/10/pexels-800x522.jpg)
O sutiã com aro não aumenta os riscos de adquirir a doença- Foto: Pexels/ND
A especialista afirma que não há evidências científicas que comprovem que sutiãs causam câncer de mama. Assim como os desodorantes, o Comitê Científico Europeu sobre Segurança do Consumidor confirmou a segurança dos desodorantes em 2020.
Algo que pode surpreender é que pessoas altas podem ter um risco maior de desenvolver câncer. De acordo com O’Riordan, essa predisposição pode estar relacionada aos genes e fatores durante o crescimento e a puberdade, e não à altura em si.
![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/cancer-2-800x533.jpg)
Especialista revela se implantes mamários causam a doença – Foto: Unsplash/ND
A especialista também explica que implantes mamários texturizados podem aumentar o risco de um raro tipo da doença no sangue, o Linfoma Anaplásico de Grandes Células Associado ao Implante Mamário (BIA-ALCL).
Por outro lado, teorias como a de que o açúcar causa câncer não são verdadeiras. Embora o consumo excessivo de açúcar possa levar ao ganho de peso, o que está relacionado a um aumento no risco de câncer, o açúcar em si não causa a doença.
O’Riordan também desmistifica a crença de que pensamentos negativos podem causar câncer, enfatizando que a doença é causada por mutações genéticas.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.