![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/queda-aviao-sao-paulo.jpg)
O piloto Gustavo Carneiro Medeiros, de 44 anos, morreu na queda do avião de pequeno porte em Barra Funda, São Paulo, na manhã desta sexta-feira (7). O tripulante entrou em contato com a torre de comando pouco antes do acidente.
![Acidente de avião em São Paulo Queda de avião em Barra Funda, São Paulo](https://static.ndmais.com.br/2025/02/queda-aviao-sao-paulo-800x467.jpg)
O piloto teria solicitado o retorno imediato da aeronave pouco antes da queda – Foto: Record/R7/ND
Segundo o R7, o piloto tentou voltar ao Aeroporto Campo de Marte, de onde a aeronave decolou. O comandante de outro avião revelou a conversa que Gustavo Carneiro Medeiros teve com a torre.
“Ele não declarou emergência. Ele falou ‘torre, solicito retorno imediato, fox-echo-mike’. Aí não falou mais nada. A torre tentou chamá-lo, mas nada”, afirmou.
O termo “fox-echo-mike” faz referência à matrícula da aeronave (PS-FEM). O avião de modelo King Air F90 caiu em uma avenida de Barra Funda apenas cinco minutos após a decolagem. Um ônibus foi atingido, deixando ao menos seis pessoas feridas.
![Queda de avião em São Paulo Acidente de avião em São Paulo deixa dois mortos](https://static.ndmais.com.br/2025/02/queda-de-aviao-em-sao-paulo-felipe-rau-estadao-conteudo-2-800x533.jpg)
A torre de comando perdeu o contato com o avião um minuto após a decolagem – Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo/ND
Além do piloto Gustavo Carneiro Medeiros, o advogado Márcio Louzada Carpena também morreu na queda. O empresário gaúcho de 49 anos era dono do avião.
Equipes do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) estiveram no local e deram início à investigação sobre as causas do acidente. Segundo o órgão, o avião teria passado por manutenção na quinta-feira (6).
Quem era o piloto que morreu no acidente de avião?
Gustavo Carneiro Medeiros é natural do interior de São Paulo e se formou em Ciências Aeronáuticas, em 2002, pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Em 2006, cursou Administração de Empresas na mesma instituição.
O piloto que morreu na queda de avião em São Paulo trabalhou durante dez anos na companhia aérea Azul. Em nota, a empresa lamentou a perda.
“A Companhia se solidariza com os familiares do piloto do voo, Gustavo Carneiro Medeiros, que já fez parte do quadro de Tripulantes da Empresa, de 2011 a 2021, e das demais vítimas”, divulgou.
Vídeo mostra momento da queda do avião em avenida de São Paulo
Flagrante mostra explosão após queda de avião em São Paulo – Vídeo: Reprodução/ND
*com informações do R7