Na tarde desta quarta-feira (5), parte do teto de igreja no Centro Histórico de Salvador, conhecida como “Igreja de ouro”, desabou. Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas.
Equipes de resgate estão na igreja de São Francisco de Assis para identificar possíveis vítimas presas aos destroços. A Polícia Militar isolou a área e o Samu presta socorro aos sobreviventes. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a situação da igreja.
É possível ver o espaço onde os fiéis ficavam durante as missas coberto por madeira do telhado e muita poeira. O desabamento do teto de igreja chocou moradores e turistas, que frequentam o local devido à importância histórica e religiosa.
Queda do teto de igreja em Salvador escancara problemas estruturais existentes há anos
A Igreja de São Francisco de Assis, localizada no Centro Histórico de Salvador, é considerada por especialistas em arte sacra como uma das mais imponentes da América Latina. Com interior revestido em ouro, o templo fundado no início do século 18 foi tombado como patrimônio material do Brasil.
No entanto, o reconhecimento do governo federal, que deveria garantir a proteção ao espaço, não impediu a degradação da construção. Considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo, a igreja, que é integrada ao convento dos frades franciscanos, enfrenta problemas estruturais há anos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, no local era possível observar pinturas e teto desgastados, pilastras sem reboco e piso desnivelado em vários pontos. A queda do teto de igreja desta quarta-feira chama a atenção para preservação dos patrimônios históricos e culturais, além de garantir a segurança de fiéis e visitantes.