Chapecó encerrou 2024 com um saldo positivo de 5.168 novas vagas de emprego, um crescimento de cerca de 60% em relação a 2023, quando o saldo foi de 3.234 vagas.
Chapecó em destaque setor industrial e vagas de empregos
Esse avanço colocou o município na 56ª posição entre os 5,5 mil municípios do Brasil em geração de empregos. O destaque veio do setor industrial: Chapecó ficou em 32º lugar no ranking nacional e 5° no Sul do Brasil.
Os dados foram compilados pela Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, com base no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Indústria em crescimento e contratações estrangeiras
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Márcio da Paixão Rodriguês, cerca de 40% das novas vagas criadas foram ocupadas por imigrantes venezuelanos.
“Aqui, temos um ambiente de confiança no poder público municipal, o que incentiva investimentos e cria novas oportunidades. Além da indústria, onde ficamos entre os 40 melhores do país, também tivemos saldo positivo de 2.449 vagas no setor de serviços, 993 no comércio, 297 na construção e 5 na agropecuária. Todos os setores registraram crescimento”, destacou o secretário Márcio.
Investimentos impulsionam crescimento
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, atribui os bons números ao investimento do setor público, aliado à participação ativa do setor produtivo.
“Aqui, o poder público não atrapalha quem quer empreender. Desburocratizamos processos, modernizamos serviços e investimos em infraestrutura. Nos últimos quatro anos, foram mais de R$ 1,2 bilhão investido pelo poder público municipal. Paralelamente, o setor privado aprovou investimentos que ultrapassam R$ 15 bilhões no mesmo período”, afirmou Rodrigues.
O prefeito ressaltou, ainda, que a Administração Municipal segue empenhada em manter o ritmo de crescimento, gerando mais empregos e renda para a população.