Conhecidos por seus passeios nos telhados e escapadas noturnas, os felinos despertam a curiosidade humana que buscam saber para onde vão os gatos quando saem de casa?
Para onde vão os gatos quando saem de casa?
Uma pesquisa realizada pela NMBU (Universidade Norueguesa de Ciências da Vida), estudou o comportamento dos gatos domésticos para descobrir a causa e o destino dos passeios.
Com dispositivos de rastreamento, instalados em 92 gatos da mesma cidade, foi possível mapear e entender o hábito felino. O resultado da pesquisa observou vários padrões nas rotas e objetivos dos gatos.
Apesar de muitos tutores temerem as saídas dos felinos, o estudo revelou que grande parte dos gatos não tinha interesse em trajetos longos e ficavam próximos de casa.
A maioria não passou de 50 metros da casa do tutor. Porém, todos tinham uma característica em comum: a castração. Segundo o estudo, o fato de serem castrados justifica a proximidade com seus lares.
De acordo com a veterinária Kathleen Paiva, “alguns gatos, quando não são castrados, saem de casa à procura de parceiros”. O que explica por que gatos castrados não costumam ir tão longe em suas caminhadas.
O que os gatos fazem durante os passeios?
Outra preocupação dos donos de felinos é que eles se percam durante seus passeios. Porém, após a pesquisa, foi descoberta uma funcionalidade adquirida pelos gatos durante suas saídas: o mapeamento felino.
Também conhecido como a “paisagem dos gatos”, se trata de um mapa detalhado, criado através da consciência do pet sobre a área e os indivíduos ao seu redor. É como se conhecessem a vizinhança.
O fato revelou que, assim como seres humanos, os gatos possuem laços com seus vizinhos, como se tivessem sua própria dinâmica populacional.
A pesquisa também descobriu que, dependendo da personalidade do gato, o reconhecimento da região feito pelo felino pode sofrer mudanças.