Uma família dirigia em São Paulo quando foi surpreendida por um assaltante na noite de domingo (2). Imagens mostram que o ladrão quebra o vidro do carro e rouba o celular da vítima, mas um detalhe o faz devolver o aparelho logo em seguida.
O casal estava dirigindo pelo centro da capital paulista com a filha no banco de trás, por volta das 20h. De repente, o assaltante dá um murro na janela da mulher, que estava no banco do passageiro.
O criminoso então pega o celular que estava na mão da vítima. Logo em seguida, no entanto, ele joga o aparelho roubado de volta para dentro do carro e vai embora.
O celular atingiu a boca da mulher, que começou a sangrar. A analista de laboratório Daniela Calciolari explicou que o ladrão desistiu de levar seu aparelho porque estava cadastrado no programa Celular Seguro do governo federal.
“Não entendi na hora por que ele fez isso, mas quando caiu no meu colo, tinha uma tela branca. Só consegui ler que estava um ‘SOS’ e alguma coisa embaixo, que era o SOS roubo”, lembra a vítima, em entrevista ao Balanço Geral São Paulo.
“Aí eu entendi que foi alguma coisa de auto proteção do celular, por isso ele acabou devolvendo. No entanto, eu nem sabia que meu celular tinha essa função”, completa.
A tentativa de assalto deixou a família traumatizada. Daniela Calciolari levou nove pontos na boca, além dos ferimentos no braço e na cabeça por conta dos estilhaços do momento em que o ladrão quebra o vidro do carro.
No vídeo, é possível escutar a filha do casal gritando em desespero. As câmeras de segurança ainda registraram o suspeito, que vestia uma camiseta azul e aguardava a oportunidade embaixo de uma passarela.
O ladrão conseguiu fugir. Eliano, marido de Daniela que estava no volante, registrou boletim de ocorrência e precisará arrumar a janela do carro para retomar o trabalho como motorista de aplicativo.
Vídeo mostra que ladrão quebra o vidro do carro, pega celular e devolve em seguida
O que é Celular Seguro, programa que fez ladrão desistir do assalto em SP?
O programa Celular Seguro, lançado em 2023 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, permite que os cidadãos comuniquem rapidamente as ocorrências de roubos e furtos de celulares.
Ao mesmo tempo, o programa aciona bloqueios do próprio aparelho, dos aplicativos bancários e de eventuais acessos disponíveis. O aplicativo Celular Seguro pode ser instalado gratuitamente.
Para registrar o dispositivo móvel, é preciso fazer login pelo gov.br. Os usuários também cadastram um contato como pessoa de confiança, que poderá criar uma ocorrência em seu nome em caso de roubo ou furto.
A iniciativa busca combater esse tipo de crime no Brasil, como no caso da tentativa de assalto em São Paulo, em que o ladrão desistiu de levar o celular ao perceber que seria monitorado pelo programa.
*com informações do Balanço geral SP