A pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (3) mostrou que Gusttavo Lima seria o mais competitivo em uma disputa contra Lula (PT) pela presidência do Brasil nas eleições de 2026. O levantamento também mostra que o petista lidera em todos os cenários em um segundo turno.
Conforme a pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, Lula ganharia por 41% enquanto Gusttavo Lima teria 35% dos votos. A margem de erro é de 1 ponto percentual.
Conforme Felipe Nunes, diretor da Quaest, o alcance de Gusttavo Lima é explicado pelo “seu alto nível de conhecimento com imagem positiva”. A pesquisa mostra ele é conhecido por 80% dos entrevistado, vantagem em comparação com políticos como os governadores Tarcísio de Freitas (Repúblicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União-GO).
O sertanejo ainda está sem partido. Ele anunciou o desejo político no dia 2 de janeiro e foi endossado pelo presidente do PRTB, Alexandre Avalanche, em uma chapa com Pablo Marçal.
Cenários da pesquisa Quaest no 2º turno
A pesquisa Quaest mostra que, apesar da reprovação de 49% de Lula, nenhum eventual candidato listado ganharia a maioria da preferência de quem não quer a reeleição do atual presidente. Esse pública opta por branco, nulo ou abstenção.
Em outros cenários, Lula também venceria Eduardo Bolsonaro (44 x 34), Pablo Marçal (44 x 34), Tarcísio de Freitas (43 x 34), Romeu Zema (45 x 28) e Ronaldo Caiado (45 x 26).
Inelegível, Jair Bolsonaro segue o mais forte da oposição, aponta pesquisa Quaest
Mesmo com Lula vencedor em todos os cenários, 78% dos eleitores não sabem dizer em que votariam caso as eleições ocorressem hoje em um cenário espontâneo, que é quando o entrevistador não lista o nome de candidatos.
Mesmo inelegível, Jair Bolsonaro teria 9% e Lula 9% em um possível segundo turno, o que o torna o candidato mais forte da oposição.
A pesquisa Quaest ouviu 4.500 pessoas entre os dias 23 e 26 de janeiro. O nível de confiabilidade do levantamento é de 95%.