UniFOA utilizou espaço do Hospital Hinja. Unidade atende clientes particulares e pacientes do SUS; veja especialidades médicas e convênios aceitos. Primeiras cirurgias robóticas ocorrerão nesta sexta-feira. H.FOA, novo hospital em Volta Redonda
Divulgação/UniFOA
Um novo hospital começa a funcionar em Volta Redonda (RJ) a partir desta sexta-feira (5): o Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA), o primeiro de caráter universitário da cidade.
A unidade foi instalada onde funcionava o Hospital Hinja, mediante o instrumento público de Direito de Superfície, que permite a universidade utilizar o espaço para prestação de serviços em saúde. O endereço, portanto, é o mesmo: Rua Doutor Miguel Couto, no bairro Jardim Normândia.
Durante o processo de transição, o Hospital Hinja não deixou de funcionar. Nos últimos seis meses, o local teve uma gestão compartilhada e seguiu com os atendimentos normalmente sem prejudicar nenhum paciente.
Apesar de utilizar uma estrutura pronta, o UniFOA está realizando obras, algumas concluídas e outras em andamento. Uma já pronta, por exemplo, é o Estar Médico, um espaço que os médicos vão utilizar para descansar entre uma cirurgia e outra.
Atendimento
H.FOA, novo hospital em Volta Redonda
Divulgação/UniFOA
O hospital atende clientes particulares e de diversos convênios privados, assim como pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com destaque para o atendimento ao paciente oncológico, que são encaminhados pela Secretaria de Saúde credenciado ao Serviço de Regulação do Estado.
A unidade também oferece serviço de diagnóstico completo, com exames laboratoriais e de imagem, incluindo tomografia, ultrassonografia, raio-x e ecocardiograma.
O H.FOA tem no quadro de funcionários 180 médicos, além de outros 469 colaboradores diretos.
Especialidades médicas
Angiologia/Vascular
Buco Maxilo
Cardiologia
Cirurgia Geral
Cirurgia Bariátrica
Clínica Médica
Dermatologia
Ginecologia
Gastroenterologia
Cirurgia robótica
Neurocirurgião
Neurologia
Otorrinolaringologia
Ortopedista
Oftalmologia
Proctologia
Urologia
Infectologia
Oncologista
Cirurgia Oncológica
Radioterapia
Fonoaudiologia
Hematologia
Pneumologia
Nefrologia
Inovação com a cirurgia robótica
Leonardo Prado, diretor do hospital, e Eduardo Prado, presidente da FOA
Divulgação/UniFOA
A grande novidade do H.FOA é a cirurgia robótica, se tornando o único hospital de Guarulhos (SP) até Duque de Caxias (RJ) a utilizar este método.
A universidade adquiriu a plataforma “Da Vinci X”, amplamente utilizada em quase todas especialidades cirúrgicas, sendo as principais as de próstata, rim e hérnias abdominais.
Segundo o Dr. Heitor Santos, assessor da presidência do UniFOA e coordenador do programa de robótica hospitalar, a cirurgia robótica traz maior precisão nos movimentos e tempos de recuperação mais curtos. Disse também que essa tecnologia permitirá realizar procedimentos cirúrgicos complexos com resultados aprimorados, proporcionando uma experiência mais satisfatória tanto para os cirurgiões quanto para os pacientes.
As primeiras cirurgias robóticas ocorrerão nesta sexta-feira (5). Os pacientes contemplados têm casos de complexidade de hérnias abdominais.
Integração com os estudantes
Estudantes do UniFOA no H.FOA
Divulgação/UniFOA
Segundo o UniFOA, todos os cursos da área de saúde terão espaço no H.FOA, incluindo internato e residência médica. A universidade afirmou que será um hospital de ensino, um ecossistema que une saúde e educação em uma abordagem integrada.
“Os estudantes irão participar das atividades assistenciais do hospital e, com isso, gerando uma contribuição também para a qualidade do atendimento. Como exemplo, serão feitas discussões de caso envolvendo médicos da assistência, professores e estudantes, com um nível de atenção muito maior quando comparamos a uma consulta normal. Existirão ainda benefícios para os pacientes, com mais pessoas pensando no melhor manejo daquela doença; para os estudantes que aprendem profundamente sobre os casos estudados, e para os profissionais que sempre estarão se atualizando com o conhecimento da instituição de ensino superior”, disse o UniFOA ao g1.
Agora, o UniFOA se tornou a terceira universidade do Sul do Rio a ter um hospital próprio, assim como o Centro Universitário de Valença (UNIFAA) tem o Hospital Escola de Valença e a Univassouras tem o Hospital Universitário de Vassouras (HUV).
Convênios atendidos pelo hospital
Planos de saúde
Aberta Saúde
Aassim Saúde
Amil
Allianz
Bradesco
Corpo de Bombeiros
Assefaz
CASSI
CABERJ Integral Saúde
CABERJ
CABESP
Eletrobras
Golden Cross
Intermedica
INB
Med Service
Omint
Petrobras
Postal Saúde
Porto Seguro
PLASMEC
Sul América
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul