Pista de subida (sentido São Paulo) ficará interditada a partir das 11h30. Trânsito na descida não será afetado, diz concessionária. Serra das Araras
Divulgação/CCR RioSP
A primeira detonação de rocha de julho para a construção do novo traçado da Serra das Araras, entre Piraí (RJ) e Paracambi (RJ), será nesta quarta-feira (4). A informação foi passada pela CCR RioSP, concessionária que administra a Via Dutra.
Assim como nas outras implosões, a pista de subida da serra (sentido São Paulo) vai ficar fechada das 11h30 às 13h30, na altura do km 226. Não será necessário interditar a pista de descida (sentido Rio de Janeiro). Confira abaixo as rotas alternativas.
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Durante a interdição, painéis de mensagens vão informar o tempo restante para a liberação da pista. A empresa pede para que os motoristas respeitem a sinalização e o limite de velocidade
De acordo com a CCR RioSP, nesta quinta-feira, o volume rochoso previsto para ser detonado é de aproximadamente 500m³.
A previsão é de que a nova pista de subida (sentido São Paulo) seja entregue em 2028. Já a pista de descida (sentido Rio de Janeiro) deve ficar pronta em 2029.
Próxima detonação
A próxima implosão de rocha deste mês está prevista para ocorrer no dia 11 de julho, quinta-feira. Segundo a concessionária, dependendo das condições climáticas e avaliação do material rochoso, a data da implosão poderá ser alterada.
Rotas alternativas
Sentido RJ
Veículos pesados (cargas) e leves: Sair da Via Dutra nos quilômetros 271 ou 264, acessar a BR-393 (Lúcio Meira) até Três Rios, acessar a BR-040 e seguir até o Rio de Janeiro
Apenas veículos leves: Sair da Via Dutra no quilômetro 276, acessar a RJ-155 (Saturnino Braga), seguir até a BR-101 (Rio-Santos), em Angra, e seguir sentido Rio de Janeiro
Sentido SP
Veículos pesados (cargas) e leves: Sair da BR-040, acessar a BR-393 em Três Rios e entrar na Via Dutra nos quilômetros 264 ou 271
Apenas veículos leves: Sair da BR-101 (Rio-Santos), em Angra, acessar a RJ-155 (Saturnino Braga) e entrar na Via Dutra no quilômetro 276
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O projeto prevê a readequação da pista de subida (sentido São Paulo), que será transformada em uma nova pista de descida (sentido Rio de Janeiro), e a construção de uma outra pista de subida.
Segundo a concessionária, em cada pista, o número de faixas vai passar de dois para quatro, sem contar o acostamento. Além disso, serão construídos 24 viadutos e três áreas de escape. Com o novo traçado, a velocidade máxima tanto na pista de subida quanto na de descida passará de 40 para 80 km/h.
De acordo com a empresa, as obras serão realizadas em um trecho de oito quilômetros por sentido, ou seja, 16 quilômetros de extensão, entre o km 225 e o km 233.
Ainda conforme a concessionária, além das melhorias já citadas acima, o novo traçado da Serra das Araras vai contar com:
93 contenções
Oito pontos de ônibus
Três passarelas
Uma via marginal, na pista sentido SP
Novas câmeras de detecção automática de incidentes
Obra aguardada há mais de 20 anos
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Aguardada há mais de 20 anos, a obra de duplicação da Serra das Araras consta no novo contrato de concessão assinado pela CCR RioSP, em 2022.
O atual trecho foi projetado em 1940. Por semana, cerca de 390 mil veículos passam pelos dois sentidos – 40% deste número corresponde a caminhões e carretas, que transportam mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Além de melhorar o fluxo na principal ligação entre Rio e São Paulo, as obras também têm como objetivo reduzir o número de acidentes. Só em 2023, foram 295 na pista de descida da Serra das Araras, sendo 208 em dias úteis.
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