O sorriso pode ser usado em várias situações, como alegria genuína, simpatia ou até para encobrir um desconforto diante daquela piada sem graça. Por isso, identificar se um sorriso é natural pode ser um desafio, principalmente em fotos, reuniões de trabalho ou quando um parente insiste em dizer que adorou o presente duvidoso que recebeu.
O especialista em oratória, Fernando Miralles, explica que o primeiro sinal para saber se um sorriso é natural ou não, são as sobrancelhas. Quando uma pessoa sorri naturalmente, ela tende a levantar as sobrancelhas e abrir mais a boca , com os dentes afastados.
Segundo o Miralles, por isso as pessoas costumam levantar as sobrancelhas quando um amigo reconhece o outro em uma multidão. No entanto, existem mais sinais para identificar se um sorrido é natural.
Como identificar se um sorriso é natural ou forçado?
1. Movimento dos olhos
Natural: O sorriso genuíno ativa os músculos ao redor dos olhos, formando pequenas rugas (pés de galinha) e elevando as bochechas. Os olhos também parecem mais brilhantes e estreitados.
Forçado: Se apenas a boca está sorrindo, sem envolvimento dos olhos, há uma grande chance de ser um sorriso falso.
2. Espontaneidade
Natural: O sorriso surge de forma espontânea, com um movimento suave e uniforme nos dois lados da boca.
Forçado: Pode parecer mais rígido ou desigual, especialmente se for um sorriso ensaiado ou desconfortável.
3. Duração e fluidez
Natural: Surge gradualmente e desaparece de forma suave.
Forçado: Pode aparecer e desaparecer abruptamente, sem transição natural.
4. Tensão muscular
Natural: O rosto permanece relaxado, sem tensão excessiva nos lábios ou na mandíbula.
Forçado: Pode haver rigidez nos lábios e na região das bochechas, como se a pessoa estivesse “segurando” a expressão.
5. Expressão dos olhos e corpo
Natural: Os olhos acompanham a emoção do sorriso, e o corpo pode se inclinar levemente para frente, mostrando envolvimento.
Forçado: Os olhos podem parecer “vazios” ou desconectados da emoção expressada pela boca, e o corpo pode estar mais rígido ou distante.
6. Contexto
Natural: Normalmente ocorre em resposta a algo engraçado, agradável ou emocionalmente positivo.
Forçado: Pode parecer deslocado ou surgir em momentos onde um sorriso não seria esperado.
@fermiralles ¿Cómo detectar una sonrisa falsa en el trabajo o en tu día a día personal? Te explico en detalle cómo la reacción de esta azafata te va a permitir diferenciar claramente entre una sonrisa “profesional” o falsa y una sonrisa sincera y genuina. Esta es una de las variables que podemos apreciar en este vídeo. El segundo indicador sería si la sonrisa permanece después de la interacción durante unos segundos (real), o si desaparece de inmediato (falsa). #hablarenpublico #comunicacionnoverbal #fermiralles #oratoria #comunicacion #fernandomiralles #politica #empresa ♬ sonido original – Fernando Miralles