Cerca de 250 empresários de todos os setores industriais, além de especialistas, se uniram em uma discussão sobre temas cruciais para o setor. Dia da Industria com Eduardo Eugenio presidente da Firjan e Henrique Nora Junior presidente da Regional Firjan.
Reprodução/Sinduscon-SF
No dia 25 de maio, o Sindicato da Indústrias da Construção e do Mobiliário do Sul Fluminense (Sinduscon Sul Fluminense) esteve presente no evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) para debater as novas tecnologias e os desafios do futuro do trabalho. A Presidente do Sinduscon Sul Fluminense, Elissandra Candido, se uniu a cerca de 250 empresários de todos os setores industriais, além de especialistas, em uma discussão sobre temas cruciais para o setor.
Luiz Carlos Renaux, presidente do Conselho Empresarial Trabalhista e Sindical da Firjan, abriu o evento citando os avanços, cenários e possibilidades do trabalho na indústria no mundo atual. “O presente e o futuro parecem não ter mais fronteiras. O que pretendemos é oferecer discussão de alto nível a partir de cenários possíveis que afetarão o mundo, os consumidores e nossas indústrias, como o uso da Inteligência Artificial (IA)”. Para mostrar os avanços da IA, Renaux conversou com o ChatGPT sobre as tendências do futuro do trabalho.
Com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a Firjan defendeu ações efetivas para o aumento da produtividade da indústria nacional.
O ministro Luiz Marinho defendeu o uso dos recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador prioritariamente a proteção do emprego, por meio do seguro-desemprego, e à qualificação profissional dos jovens, reforçando o ensino médio profissionalizante e integral. Ele também disse ser importante o uso das novas tecnologias no trabalho, mas com equilíbrio e a serviço da sociedade.
Luiz Césio Caetano, 1º vice-presidente da Firjan, apresentou a agenda “Propostas Firjan para um Brasil 4.0”, com 62 ações para o governo federal e 41, estadual. A agenda foi formulada a partir da consulta aos 23 conselhos empresariais temáticos e regionais, ouvindo mais de 600 empresários fluminenses. Segundo o estudo, os fatores que influenciam diretamente a produtividade de uma economia compreendem o ambiente de negócios, a infraestrutura, o capital humano e a eficiência de estado.
Ao final, a Presidente do SINDUSCON-SF, Elissandra Candido, compartilhou suas impressões sobre o evento, destacando a importância dos debates e das propostas apresentadas. Ela ressaltou: “Foi extremamente enriquecedor participar desse evento promovido pela Firjan. As discussões sobre o futuro do trabalho e as propostas para impulsionar a produtividade da indústria nacional são fundamentais para o desenvolvimento do setor. Acredito que as medidas apresentadas podem trazer resultados significativos para toda a indústria, incluindo o setor da construção civil, no Sul Fluminense.
Além das apresentações e debates, o evento também celebrou a entrega da Medalha do Mérito Industrial 2023 a empresários e personalidades que se destacaram no setor. Entre os agraciados O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o secretário de estado da Casa Civil do Rio, Nicola Miccione, o secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano e representando o Sul Fluminense o Presidente da Regional Firjan com sede em Volta Redonda, Sr. Henrique Nora Jr. O evento promovido pela Firjan reuniu líderes e especialistas para discutir o futuro do trabalho e buscar soluções que impulsionem o setor industrial brasileiro.
Sinduscon Sul Fluminense marca presença em evento promovido pela Firjan em Comemoração ao Dia da Indústria
Adicionar aos favoritos o Link permanente.