Sinduscon Sul Fluminense marca presença em evento promovido pela Firjan em Comemoração ao Dia da Indústria


Cerca de 250 empresários de todos os setores industriais, além de especialistas, se uniram em uma discussão sobre temas cruciais para o setor. Dia da Industria com Eduardo Eugenio presidente da Firjan e Henrique Nora Junior presidente da Regional Firjan.
Reprodução/Sinduscon-SF
No dia 25 de maio, o Sindicato da Indústrias da Construção e do Mobiliário do Sul Fluminense (Sinduscon Sul Fluminense) esteve presente no evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) para debater as novas tecnologias e os desafios do futuro do trabalho. A Presidente do Sinduscon Sul Fluminense, Elissandra Candido, se uniu a cerca de 250 empresários de todos os setores industriais, além de especialistas, em uma discussão sobre temas cruciais para o setor.
Luiz Carlos Renaux, presidente do Conselho Empresarial Trabalhista e Sindical da Firjan, abriu o evento citando os avanços, cenários e possibilidades do trabalho na indústria no mundo atual. “O presente e o futuro parecem não ter mais fronteiras. O que pretendemos é oferecer discussão de alto nível a partir de cenários possíveis que afetarão o mundo, os consumidores e nossas indústrias, como o uso da Inteligência Artificial (IA)”. Para mostrar os avanços da IA, Renaux conversou com o ChatGPT sobre as tendências do futuro do trabalho.
Com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a Firjan defendeu ações efetivas para o aumento da produtividade da indústria nacional.
O ministro Luiz Marinho defendeu o uso dos recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador prioritariamente a proteção do emprego, por meio do seguro-desemprego, e à qualificação profissional dos jovens, reforçando o ensino médio profissionalizante e integral. Ele também disse ser importante o uso das novas tecnologias no trabalho, mas com equilíbrio e a serviço da sociedade.
Luiz Césio Caetano, 1º vice-presidente da Firjan, apresentou a agenda “Propostas Firjan para um Brasil 4.0”, com 62 ações para o governo federal e 41, estadual. A agenda foi formulada a partir da consulta aos 23 conselhos empresariais temáticos e regionais, ouvindo mais de 600 empresários fluminenses. Segundo o estudo, os fatores que influenciam diretamente a produtividade de uma economia compreendem o ambiente de negócios, a infraestrutura, o capital humano e a eficiência de estado.
Ao final, a Presidente do SINDUSCON-SF, Elissandra Candido, compartilhou suas impressões sobre o evento, destacando a importância dos debates e das propostas apresentadas. Ela ressaltou: “Foi extremamente enriquecedor participar desse evento promovido pela Firjan. As discussões sobre o futuro do trabalho e as propostas para impulsionar a produtividade da indústria nacional são fundamentais para o desenvolvimento do setor. Acredito que as medidas apresentadas podem trazer resultados significativos para toda a indústria, incluindo o setor da construção civil, no Sul Fluminense.
Além das apresentações e debates, o evento também celebrou a entrega da Medalha do Mérito Industrial 2023 a empresários e personalidades que se destacaram no setor. Entre os agraciados O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o secretário de estado da Casa Civil do Rio, Nicola Miccione, o secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano e representando o Sul Fluminense o Presidente da Regional Firjan com sede em Volta Redonda, Sr. Henrique Nora Jr. O evento promovido pela Firjan reuniu líderes e especialistas para discutir o futuro do trabalho e buscar soluções que impulsionem o setor industrial brasileiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.