Estação começa às 17h51 desta quinta-feira. Parque Nacional do Itatiaia e Visconde de Mauá devem registrar temperaturas negativas e geada. Inverno começa nesta quinta-feira
Marcos Serra Lima/g1
O inverno no hemisfério sul começa, oficialmente, às 17h51 desta quinta-feira (19) e vai até o dia 22 de setembro. No Sul do Rio e Costa Verde, a meteorologia prevê que a estação será marcada por temperaturas de até 3°C acima da média. Porém, isso não quer dizer que não haverá frio.
Maria Clara Sassaki, especialista em meteorologista da Tempo OK, disse ao g1 que “os períodos de temperaturas baixas serão curtos e pouco intensos”. O motivo é o aquecimento acima do normal das águas do Oceano Atlântico.
Saiba por que as datas das estações não são fixas
Frio piora dores crônicas; veja cuidados necessários
Inverno começa na quinta (20) às 17h51
“O fenômeno El Niño, que atuou desde o ano passado, já se desconfigurou. Agora, temos um Oceano Pacífico neutralizado: ou seja, não temos nem El Niño, nem La Niña atuando. Essa condição vai permanecer até, pelo menos, o mês de setembro. E, quando temos um Pacífico em neutralidade, quem acaba influenciando as condições do tempo aqui no Brasil são as águas do Oceano Atlântico, que estão mais aquecidas do que o normal”, detalhou Maria Clara.
Com as águas mais quentes, as frentes frias que saem do Sul do Brasil em direção ao Sudeste acabam sendo desviadas para o oceano.
“Atrás das frentes frias, têm as massas de ar polar. Se a frente fria vai para o oceano, a massa de ar polar acompanha. Então, não teremos tanta entrada de massas de ar frio pelo continente. Por isso, a temperatura deve ficar acima da média, bem parecido com o que foi no ano passado”, explicou.
Sem frente fria atuando no continente, as chances de chuva durante o inverno são raras.
Região terá inverno com temperaturas de até 3°C acima da média, diz meteorologia
Chance de geada
Apesar de temperaturas mais altas, o frio deve dar as caras em alguns períodos. Segundo Maria Clara, assim como já vem acontecendo, a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia (PNI) deve continuar registrando mínimas abaixo de 0°C, favorecendo a ocorrência de geadas.
PNI tem temperaturas negativas, mas neve é rara; entenda motivo
Reserva registra a menor temperatura do ano no Brasil
Um outro lugar que pode amanhecer com a vegetação “pintada de branco” é a região de Visconde de Mauá, distrito de Resende (RJ).
“É típico desta época do ano. Justamente pelo fato do ar estar muito seco durante a noite e a madrugada, todo aquele calor da superfície vai embora para a atmosfera e aí a gente tem uma queda muito acentuada da temperatura durante a noite e a madrugada. Então, o frio está garantido para essas áreas turísticas”, afirmou a especialista.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante as manhãs da estação, são comuns as formações de nevoeiros e/ou névoa úmida. Os fenômenos, causados pelas inversões térmicas, reduzem a visibilidade em estradas e exigem uma atenção redobrada dos motoristas.
Durante a madrugada o gelo cobriu a vegetação no Parque Nacional do Itatiaia
Analista do PNI Luiz Coslope
Média de temperatura
Conforme Maria Clara, as áreas urbanas tendem a marcar temperaturas mais altas. Já em regiões rurais ou afastadas dos centros, as mínimas e a sensação térmica são menores, podendo ficar até abaixo de 10°C.
A especialista divulgou ao g1 uma média de temperaturas para as 24 cidades da área de cobertura da TV Rio Sul durante o inverno. Confira:
Média de temperatura
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul