![](https://static.ndmais.com.br/2025/01/tubarao-na-esplanada-capa.jpg)
Um filhote de tubarão, conhecido como cação, foi visto próximo à faixa de areia de Balneário Esplanada, em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina, na segunda-feira (27). O animal foi encontrado por crianças, que o levaram até o guarda-vidas de plantão, Danilo Viana.
![Filhote de tubarão Filhote de tubarão é encontrado na areia de Balneário Gaivota, em Jaguaruna](https://static.ndmais.com.br/2025/01/tubarao-na-esplanada-800x420.jpg)
Vídeo mostra momento em que guarda-vidas solta filhote de tubarão no mar – Foto: Esplanada Beach/@esplanadabeach/Instagram
Registro de filhote de tubarão repercutiu nas redes
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Viana mostra o momento em que solta o filhote de tubarão no mar. “Ele está vivo, a gente vai soltar aqui na praia da Esplanada. Olha que bonitinho, está cansado, mas foi”, disse na gravação.
O registro repercutiu e gerou dúvidas e embates sobre o animal. O biólogo especialista em tubarões, Walter Nisa-Castro-Neto, informou, em entrevista ao Ver Mais Criciúma, que o filhote não oferece risco aos banhistas e à população em geral. “Essa é uma espécie comum na nossa costa, chamada de Tubarão-galha-preta. É bem provável que ele tenha se aproximado em busca de alimento e acabou encalhando”, explica.
Além disso, o biólogo parabenizou Danilo pela forma correta de soltura. “O guarda-vidas fez de forma muito correta a reintrodução do animal no mar. Primeiro ele coloca na água, para ver se tubarão ainda tem condições de nadar e, depois, ele libera. Uma atitude louvável, já que a maioria das espécies de tubarões na costa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão em ameaçados de extinção”, completa.
Veja o vídeo completo
Ver essa foto no Instagram