Brasileiro condenado por homicídio é preso pela imigração nos EUA

Vitor de Sousa Lima aparece em cartaz divulgado pela Casa BrancaReprodução/Casa Branca

O serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) prendeu um brasileiro, no último sábado (25), condenado por homicídio culposo. A prisão aconteceu na cidade de Boston, Massachusetts, e a Casa Branca confirmou a informação neste domingo (26) por meio das redes sociais.

Vitor de Sousa Lima teve nome e foto divulgados em um cartaz e deve ser deportado pelo governo Trump. Além dele, outros oito homens foram presos entre os dias 24 e 25, sendo três mexicanos, dois hondurenhos e quatro cidadãos da Jordânia, El Salvador e Etiópia.

Em um comunicado, a Casa Branca disse que os imigrantes detidos são desde “estupradores de crianças a suspeitos de terrorismo do Estado Islâmico”.

Fronteira fechada

O presidente dos Estados Unidos já fechou a fronteira com o México e está endurecendo as investidas contra imigrantes ilegais.

Na noite de sexta-feira (25), uma aeronave americana pousou em Manaus (MA) com 158 pessoas deportadas dos Estados Unidos, sendo 88 são brasileiras.

No aeroporto, a Polícia Federal tomou conhecimento de que eles estavam sendo transportados algemados e acorrentados. O governo brasileiro determinou a retirada das algemas e mandou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para levar as pessoas até o destino final. 

Explicação

O Ministério das Relações Exteriores vai encaminhar pedido de esclarecimentos ao governo norte-americano sobre o tratamento dado aos brasileiros durante o voo. Segundo o Itamaraty, o uso indiscriminado de algemas e correntes viola os termos de acordo com os Estados Unidos, que prevê tratamento digno, respeitoso e humano dos repatriados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.