Uma briga de torcedores foi registrada horas antes do clássico entre Avaí e Figueirense, marcado para 16h30 deste sábado (25), em Florianópolis. A Polícia Militar de Santa Catarina foi acionada para atender a ocorrência e informou que o conflito ocorreu antes do gradil de proteção ser instalado para separar as áreas das torcidas.
Um helicóptero da PMSC circulou pela região do bairro Carianos, onde fica o estádio da Ressacada, para identificar os envolvidos na confusão. Não há informações sobre prisões, mas dois envolvidos já foram identificados. Os demais serão responsabilizados a partir das imagens de câmeras de monitoramento do entorno. Não houve registro de feridos.
Briga entre torcedores causa tumulto no Sul da Ilha
As primeiras informações sobre o confronto começaram a circular nas redes sociais pouco após o meio-dia, faltando cerca de quatro horas para o jogo. Na gravação, é possível ver um grupo de torcedores, mas abaixo da tela, assistindo ao que acontede.
Ao fundo do vídeo, pessoas vestindo camisetas azuis e alvinegras brigam entre si. Em alguns momentos da gravação, ouve-se o estampido de rojões. Não está claro se o confronto envolvia torcidas organizadas dos clubes adversários, ou se ocorria entre torcedores do mesmo time.
Organizada reclama da falta de escolta das forças de segurança
A Gaviões Alvinegros Oficial, torcida organizada do time visitante, usou as redes sociais para reclamar da falta de escolta até o estádio da Ressacada, na região insular da capital catarinense.
“Até o momento, nossa torcida não foi contactada pelos órgãos de segurança pública para uma reunião de logística referente à partida”, publicou no Instagram, pouco antes das 13h deste sábado.
“A falta de iniciativa dos órgãos de segurança em manter esse diálogo, que tem como objetivo um evento seguro e organizado, nos causa surpresa e preocupação. Todos os anos essa reunião ocorre, mas, desta vez, não fomos procurados em nenhum momento”, completou a postagem feita na página da torcida organizada.
A PMSC informou à reportagem do ND Mais que “a torcida havia combinado um horário e eles, por conta própria, adiantaram o horário”. A corporação destacou, ainda, que está “atendendo a todos os ônibus do Avaí e Figueirense”.