Evento começa nesta quinta-feira e vai até domingo, na Área de Exposições de Resende, no bairro Morada da Colina. Veja a programação completa. FLIR
Divulgação/FLIR
Começa nesta quinta-feira (6) e vai até este domingo (9) a 10ª edição da Feira do Livro de Resende (FLIR). O evento vai acontecer na Área de Exposições da cidade, no bairro Morada da Colina, das 9h às 21h.
Com o tema “Vozes Afro-Brasileiras: Passado, Presente e Futuro”, a FLIR deste ano busca celebrar a cultura afro-brasileira e a sua contribuição para a identidade nacional e diversidade cultural do Brasil.
O homenageado da 10ª edição será o intelectual e sambista resendense, Elói Antero Dias, mais conhecido como Mano Elói, que deixou um legado na história do samba e na promoção da cultura afro-brasileira.
Mano Elói
Reprodução/Internet
Clique aqui e veja a programação completa
Clique aqui para agendar visita escolar
Clique aqui para ser voluntário na FLIR
A FLIR vai ser um ponto de encontro de educadores, artistas e do público em geral. Mais de 70 escritores de todos os estilos literários de várias partes do Brasil estarão na feira para autografar e lançar livros no Espaço do Escritor.
Entre os convidados especiais, estão os escritores Luciene Nascimento, Zélia Balbina (Ponã Puri), Maurício Veneza, Ivanir dos Santos, Renato Noguera e Ray Tavares.
O evento vai contar ainda com mais de 25 expositores, entre editoras, livrarias e sebos, com descontos especiais, além do Espaço Educacional, com o objetivo de aproximar os estudantes da literatura.
10ª edição da Feira do Livro de Resende sendo montada
Divulgação/FLIR
No Auditório Literário, serão realizados palestras, bate-papos, oficinas e apresentações. Atrações culturais vão acontecer no Palco Cultural, enquanto que contações de histórias e encontros com autores estão programadaos para a Flirzinha.
A FLIR terá, ainda, o Espaço do Hip Hop, com o objetivo de enriquecer a diversidade cultural, e a Caravana da Ciência, que busca proporcionar um contato direto e animado com a área.
Quem foi Mano Elói?
Elói Antero Dias, mais conhecido como Mano Elói, nasceu em 1888, em Resende. Em 1903, se mudou para o Rio de Janeiro e conheceu os principais redutos do samba.
Já na década de 30, Mano Elói ajudou na criação de duas escolas de samba, como a “Deixa Malhar”, fechada por Getúlio Vargas em 1943.
Em 1936, foi eleito pela União Geral das Escolas de Samba do Brasil como “Cidadão do Samba”. Pouco mais de 11 anos depois, em 1947, foi um dos incentivadores para a fundação da Escola de Samba Império Serrano, uma das que mais venceram o carnaval carioca, com seis títulos.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
10ª edição da Feira do Livro de Resende terá como tema a cultura afro-brasileira
Adicionar aos favoritos o Link permanente.