Quem era o turista gaúcho de 37 anos que morreu após comer camarão em Florianópolis

O homem que morreu após comer camarão em Florianópolis foi identificado como Adriano José Goettems. O caso ocorreu na quinta-feira (23), em um restaurante no bairro Canasvieiras. Ele tinha 37 anos e era natural do Rio Grande do Sul.

Adriano morreu após comer camarão em Florianópolis na última quarta-feira (22). Na imagem, ele aparece ao lado da esposa

Adriano morreu após comer camarão em Florianópolis na última quarta-feira (22) – Foto: Reprodução/Facebook/Adriano Goettems/ND

Adriano era morador da comunidade de Passo do Padre, em Selbach (RS). Ele era esposo de Tania Theis, ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal de Alto Alegre (RS). A morte do turista foi confirmada pela Câmara de Vereadores por meio de nota de pesar.

Relembre o caso do homem que morreu após comer camarão em Florianópolis

Adriano morreu por reação alérgica a camarão na quinta-feira (23). Ele comeu um prato a base do ingrediente em um restaurante no bairro Canasvieiras, em Florianópolis, e teve um choque anafilático.

A vítima entrou em PCR (Parada Cardiorrespiratória) e começou a ser atendida na calçada por pessoas que estavam próximas ao local. Adriano recebeu massagem cardíaca e foi colocado em decúbito dorsal, posição indicada para atendimento de PCR em que a pessoa fica deitada de costas, com o dorso apoiado em uma superfície e o rosto voltado para cima.

Adriano sofreu reação alérgica ao camarão e morreu no local. Na imagem, uma montagem dele ao lado de um prato de camarão

Adriano sofreu reação alérgica ao comer camarão em Florianópolis e morreu no local – Foto: Reprodução/Facebook/Adriano Goettems/ND

O corpo de bombeiros chegou ao local por volta das 14h e iniciou os procedimentos de reanimação. A equipe avançada do Samu assumiu a ocorrência logo em seguida. Após uma hora de atendimento das equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros, foi declarada a morte no local.

O que é o choque anafilático

O choque anafilático é uma reação alérgica grave e rápida que pode ser fatal se não for tratada imediatamente. Ele ocorre quando o sistema imunológico reage de forma extrema a uma substância, como um alimento, picada de inseto, medicamento ou qualquer outro alérgeno, liberando grandes quantidades de histamina e outras substâncias.

Mulher coçando a região do pescoço

Choque anafilático é uma reação alérgica grave e rápida, que pode ser fatal – Foto: Divulgação/Enfermagem Florence/ND

Os possíveis sintomas são:

  • Dificuldade para respirar (devido ao inchaço das vias aéreas);
  • Queda repentina da pressão arterial (causando tontura ou desmaio);
  • Inchaço no rosto, lábios, garganta, ou língua;
  • Batimento cardíaco acelerado ou irregular;
  • Erupções cutâneas ou urticária.

O choque anafilático é uma emergência médica que exige intervenção imediata. Geralmente é feita a administração de epinefrina (adrenalina) e outros cuidados médicos, como suporte respiratório e, em alguns casos, hospitalização.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.