O primeiro voo de brasileiros deportados por Trump está previsto para chegar ao Brasil na noite desta sexta-feira (24). O pouso com 158 imigrantes deve ocorrer por volta das 20h no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG).
Esse é o segundo voo de deportação realizado pelos EUA este ano. O primeiro ocorreu em 10 de janeiro, antes da posse de Trump. O retorno dos brasileiros acontece em meio às novas medidas do governo norte-americano que endurecem as regras de entrada e permanência de imigrantes no país, uma promessa de campanha do presidente republicano.
Brasileiros deportados por Trump sofreram políticas rígidas de imigração
Desde que assumiu a presidência na última segunda-feira (20), Donald Trump vem implementando mudanças drásticas na política migratória. Entre suas primeiras ações, está o encerramento de programas criados durante a gestão de Joe Biden que facilitavam a entrada legal de imigrantes.
Na manhã desta sexta, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, publicou imagens nas redes sociais de imigrantes algemados, formando filas e embarcando em um avião militar.
Apesar de não especificar as nacionalidades dos deportados, ela confirmou que os voos de repatriação já começaram. Dentre estes voos, está o de brasileiros deportados por Trump.
Além disso, Donald Trump determinou o fim do direito de cidadania por nascimento em solo americano. No entanto, a medida foi temporariamente bloqueada pelo juiz federal John Coughenour, que a considerou inconstitucional.
Outra ordem executiva assinada por Donald Trump nesta semana suspendeu a entrada física de imigrantes ilegais pela fronteira sul com o México. A iniciativa reforça o compromisso do presidente em intensificar o controle fronteiriço, uma das principais bandeiras de sua campanha.
Com o endurecimento das políticas migratórias, o voo que chega nesta sexta-feira representa o início de uma nova fase na relação entre os EUA e os imigrantes, com impacto direto na comunidade brasileira.