Quem vive no Litoral Norte de Santa Catarina sabe que o trevo de acesso à rodovia Antônio Heil é uma dor de cabeça para motoristas que precisam passar pelo local frequentemente.
No entanto, a situação incômoda está com os dias contados. O Governo do Estado, Jorginho Mello (PL), está investindo em infraestrutura com as obras de ligação entre a SC-486 (Antônio Heil) e a BR-101, um projeto estratégico para impulsionar a mobilidade urbana e o desenvolvimento na região.
As melhorias no trevo são uma antiga reivindicação da comunidade itajaiense. Nesta quinta-feira (23), Jorginho Mello e o prefeito Robison Coelho (PL) estiveram no local para verificar o progresso das atividades no canteiro de obras.
“Essa intervenção é essencial para melhorar a segurança e a eficiência no trânsito de uma das áreas mais movimentadas do Estado. Estamos aplicando recursos em infraestrutura de qualidade porque sabemos o impacto positivo que isso traz para a economia e a qualidade de vida dos catarinenses”, destacou o governador.
O projeto compreende uma extensão de 1,3 km e inclui a construção de uma ponte sobre o rio Canhanduba II, com 40,4 metros, além de dois viadutos, cada um com 210,4 metros de comprimento.
Melhorias no trevo da rodovia Antônio Heil superam os R$ 60 milhões
Com um investimento superior a R$ 60 milhões, a obra já alcançou 11,54% de execução desde a emissão da Ordem de Serviço em 1º de outubro de 2024, durante cerimônia na Associação Empresarial de Itajaí.
O empreendimento, além de ampliar a capacidade viária da região, tem o objetivo de proporcionar maior segurança e fluidez no trânsito, beneficiando diretamente motoristas e transportadores que utilizam o trecho diariamente.
“Nós tivemos a oportunidade de conversar com o governador Jorginho Mello, fazer algumas reivindicações aqui para Itajaí, tivemos lá acompanhando a obra do Trevo da Antônio Heil, uma obra que está bem acelerada, prevista para 24 meses de duração, uma previsão de ser entregue com pelo menos 8 meses de antecedência”, reitera Robison Coelho.
Gigantão das avenidas também deve receber melhorias
Durante a visita a Itajaí, Jorginho Mello também autorizou o município a firmar parcerias público-privadas (PPPs) para a ampliação e modernização do Estádio Doutor Hercílio Luz, conhecido como Gigantão das Avenidas.
Inaugurado em 1921, o estádio é a casa do Clube Marcílio Dias e ao longo de mais de 100 anos de história já passou por diversas reformas. A assinatura do Projeto de Lei, que será encaminhado para a Alesc, aconteceu durante a partida do campeonato catarinense entre Marcílio Dias e Hercílio Luz.
Com o projeto de lei que autoriza o município a buscar recursos privados, o objetivo é transformar o estádio em um moderno centro esportivo e de lazer. Entre as melhorias previstas estão a ampliação da capacidade de público, com a construção de novas arquibancadas, modernização das instalações existentes, além de um edifício multiúso e áreas de lazer.
Para Jorginho Mello, a iniciativa é um passo estratégico para melhorar a infraestrutura do estádio e da cidade. “Com esse projeto de lei, a iniciativa privada vai poder dar uma cara nova ao estádio do Marcílio. O objetivo é dar autonomia para poder fazer um prédio, fazer salas para aluguel, um mini shopping, enfim, eles precisam de renda para poder fazer tudo isso”, explica o governador.
As melhorias prometem transformar o Gigantão das Avenidas em um espaço multifuncional, apto a receber eventos esportivos e culturais, gerando emprego e renda para a região. A parceria entre o governo do Estado, o município e o Clube Marcílio Dias será essencial para a captação de investimentos, atraindo o setor privado para viabilizar o projeto.
“Com esse novo projeto, com essa autorização, o nosso clube vai poder crescer cada vez mais. E ainda mais, a cidade de Itajaí cresce com o clube. A ideia é buscar essa PPP para atrair novos investimentos e ampliação do nosso estádio. É um avanço e a gente agradece demais o governador e o prefeito por esse gesto”, ressaltou o presidente do Clube Marcílio Dias, Tarcísio Guedim.
Com essas transformações, a expectativa é que o estádio seja também um marco para o desenvolvimento esportivo e turístico de Itajaí e do Estado de Santa Catarina.