A indicação da atriz Fernanda Torres ao Oscar de Melhor Atriz carrega não apenas um reconhecimento ao cinema nacional, mas um feito que entra para a história da premiação. Esta se torna a segunda vez, em 97 edições, que mãe e filha são nomeadas na mesma categoria. Fernanda Montenegro, mãe da protagonista de Ainda Estou Aqui, recebeu a nomeação em 1999, por Central do Brasil.
Além da indicação de Torres na categoria de Melhor Atriz, Ainda Estou Aqui foi indicado a Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. A lista de indicados foi divulgada nesta quinta-feira (23).
Fernanda Torres e Fernanda Montenegro entram para história do Oscar
A indicação de Fernanda Torres na principal premiação do cinema internacional repete um feito que só havia ocorrido no século passado. As brasileiras se tornam a segunda dupla de mãe e filha a receberem indicações na mesma categoria do Oscar.
Antes de Fernanda Montenegro, indicada em 1999 por Central do Brasil, e Fernanda Torres, indicada em 2025 por Ainda Estou Aqui, apenas Judy Garland, em 1954, e sua filha, Liza Minelli, em 1973, foram indicadas à categoria de Melhor Atriz do Oscar.
Garland, protagonista de Nasce Uma Estrela, não conquistou o prêmio, mas a atuação de Minelli em Cabaret garantiu a estatueta. Fernanda Montenegro também não levou o prêmio quando foi indicada, o que aumenta a expectativa de reconhecimento para a atuação da filha, 26 anos depois.
Outras categorias, como a de Melhor Atriz Coadjuvante, já registram indicações de atores com graus de parentesco similar, como Janet Leigh e Jamie Lee Curtis, e Goldie Hawn e Kate Hudson, mães e filhas respectivamente.