Na mesma semana em que obras importantes contra as cheias no Vale e Alto Vale do Itajaí foram anunciadas, o governo de Santa Catarina assinou, nesta quinta-feira (23), a ordem de serviço para dragagem no Rio Itajaí do Oeste, em Rio do Oeste.
Obras de dragagem no rio Itajaí do Oeste
Segundo o poder executivo, o trabalho visa a limpeza e o melhoramento fluvial para evitar enchentes, alagamentos e proteger a vida e o patrimônio da população da região do Alto Vale.
A operação de dragagem, limpeza das margens, diminuição da inclinação das barrancas e recomposição das matas vai custar R$ 6,5 milhões, com prazo de execução de 360 dias. A melhoria vai abranger um trecho de cerca de 7,8 km.
Assim como foi feito em Rio do Sul, a dragagem do rio Itajaí do Oeste, vai ser realizada por retroescavadeira hidráulica embarcada em uma balsa.
O equipamento retira os sedimentos naturais como areia e pedras, além do lixo jogado nos rios. O material então é levado para outra embarcação e depositado na margem para posterior descarte.
Segundo o Governo de Santa Catarina, as obras de dragagem no rio Itajaí do Oeste devem começar a qualquer momento, dependendo somente da empresa que venceu a licitação.