Adeus ao sofá: nova tendência em 2025 prioriza o conforto individual e otimiza o espaço

Há décadas, o sofá é considerado um  móvel em que as famílias se reúnem para ver filmes, conversar ou relaxar. No entanto, uma nova tendência em design de interiores está marcando o fim dessa tradição familiar, dando lugar a uma distribuição que prioriza o conforto individual: os puffs.

Sofás estão perdendo espeço para os puffs

Sofás podem ser substituídos por puffs em casas minimalistas – Foto: Reprodução/AdobeStock/ND

Sofá pode perder espaço para os puffs

Em vez de um único sofá grande em que todos compartilham o espaço, os designers estão optando por esses objetos que se ajustam às necessidades e preferências de cada membro da casa. Essa nova alternativa busca o conforto personalizado, já que cada pessoa tem preferências distintas quanto à postura, ao espaço e ao nível de apoio necessário.

Além disso, as mudanças nos hábitos familiares foram impactadas pelo aumento de dispositivos, o que fez com que as atividades se tornassem mais individualizadas. Isso reduziu a necessidade de um único ponto de encontro, como o sofá.

Atualmente, a estética mais moderna e minimalista também é afetada pelos sofás grandes, que costumam dominar visualmente o espaço. Por isso, os puffs oferecem uma estética mais leve, tornando-os atraentes para quem busca um design mais contemporâneo.

Puff está substituindo os sofás

Puffs são ótimas opções para quem deseja personalizar o ambiente – Foto: Imagem gerada por IA/ND

Vantagens e desvantagens dessa tendência

Vantagens:

  • Maior conforto e personalização para cada membro da casa;
  • Flexibilidade para adaptar o espaço a diferentes atividades;
  • Designs modernos e variados que se ajustam a todo tipo de decoração.

Desvantagens:

  • Pode ser mais caro adquirir vários puffs individuais do que um único sofá;
  • Menos senso de unidade familiar em alguns lares.

Recomendações para adotar essa tendência em sua casa

Se você está pensando em se despedir do sofá tradicional, aqui estão algumas recomendações, segundo o portal argentino TN:

  1. Avalie o espaço disponível: certifique-se de que sua sala possa acomodar vários móveis individuais sem ficar sobrecarregada;
  2. Escolha peças versáteis: opte por puffs que possam ser movidos facilmente ou que tenham armazenamento integrado;
  3. Considere as necessidades de todos os membros da casa: pense em como garantir que cada pessoa tenha um lugar confortável para se sentar;
  4. Combine texturas e cores: para evitar que o espaço pareça desordenado, escolha móveis com tonalidades e materiais que harmonizem entre si.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.