Herzi Halevi avisou o Ministro da Defesa e o primeiro-ministro Netanyahu sobre sua decisão e deixará o cargo em 6 de março. Herzi Halevi, chefe das Forças Armadas de Israel
Reprodução/Reuters
O chefe de gabinete das Forças de Defesa de Israel (FDI), Herzi Halevi, renunciou ao cargo nesta terça-feira (21), e justificou sua decisão por sua responsabilidade no que chamou de “falha” da FDI nos ataques terroristas de 7 de outubro de 2023.
Halevi afirmou que avisou o Ministro da Defesa e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu sobre sua renúncia nesta terça. Ele deixará o cargo em 6 de março, segundo comunicado da FDI.
“Informei ao Ministro da Defesa hoje que, em virtude do meu reconhecimento de minha responsabilidade pela falha das IDF em 7 de outubro, e em um momento em que as IDF têm conquistas significativas e estão no processo de implementar o acordo para libertar nossos reféns, solicitei deixar minha função em 6 de março de 2025. Até lá, concluirei as investigações das IDF sobre os eventos de 7 de outubro e reforçarei a prontidão das IDF para os desafios de segurança. Transferirei o comando das IDF de maneira de alta qualidade e minuciosa para meu sucessor. Enviei uma carta ao Ministro da Defesa e ao Primeiro-Ministro sobre o assunto.”
Esta reportagem está em atualização.