Diversas cidades do Brasil comemoram, nesta segunda-feira (20), o dia de São Sebastião, santo defensor da Igreja Católica e apóstolo dos mártires. Em Presidente Prudente (SP), Brumadinho (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Bom Jardim da Serra (SC), o 20 de janeiro é feriado municipal para celebrações religiosas em homenagem ao padroeiro.
20 de janeiro é feriado em alguns municípios do Brasil
A data, contudo, não consta no calendário nacional, que possui dez feriados. Em âmbito municipal, a lei número 9.093/1995 estabelece que cada cidade brasileira podem ter, no máximo, quatro feriados religiosos, incluindo a Sexta-Feira da Paixão.
O santo da Igreja Católica dá nome ao município de São Sebastião, em São Paulo, município em que o 20 de janeiro também é feriado. Cidades como Ibotirama (BA), Suzano (SP) e Passa Quatro (MG) também têm São Sebastião como padroeiro e, por isso, a data é feriado municipal.
Quem foi São Sebastião?
O santo que dá origem ao feriado, celebrado em diferentes regiões do país, nasceu em Narvonne, na França, no fim do século III. Ainda criança, mudou-se para Milão, com a família, onde cresceu e foi educado. São Sebastião foi militar e, ainda jovem, tornou-se o primeiro capitão da guarda do Imperador Diocleciano.
Secretamente, Sebastião visitava cristãos que estavam presos e, através da evangelização, ajudava-os a enfrentar o martírio — motivo pelo qual ficou conhecido como apostolo dos mártires e defensor da Igreja Católica. Sebastião foi denunciado e condenado à morte.
Ele foi amarrado a um tronco e varado por flechas. A esposa o tratou e o salvou, mas o imperador Diocleciano ordenou fosse chicoteado até a morte. A história conta que o fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.
São Sebastião também é o protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra. Na umbanda, ele é associado a Oxóssi, orixá ligado a atividade da caça. Em algumas regiões do continente africano, também é cultuado como Ode, palavra que pode ser traduzida como caçador.