Apesar de ter sido fortemente afetada pelas chuvas na quinta-feira (16), Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, se recuperou em tempo recorde.
A cidade, que é destino de milhões de turistas, se mantém neste sábado (18), com equipes da secretaria de Obras em limpar vias, fechar buracos e desobstruir bocas de lobo. A Praia Central também recebeu uma força tarefa para recomposição e nivelamento da Orla.
“Eu quero tranquilizar todas as pessoas, a cidade está pronta para continuar a receber os visitantes, mas também atender toda a população que foi afetada pelas fortes chuvas. Continuamos atentos para atender todas as pessoas e o trabalho segue firme e forte pelas ruas de Balneário Camboriú e com atenção especial aos bairros”, afirmou a prefeita Juliana Pavan (PSD), que sobrevoou a cidade na tarde de sexta-feira (17).
“Estamos com os atrativos turísticos abertos e atendendo normalmente. Durante o dia já visualizamos turistas aproveitando as praias. A temporada de verão segue a todo o vapor e com a união de todos os setores”, garantiu o Secretário de Turismo, Evandro Neiva.
Entre as atrações turísticas, FG Big Wheel, Cristo Luz, Space Adventure, Oceanic, Classic Car, Aventura Jurássica, Aventura Pirata e Parque Unipraias estão funcionando normalmente. No entanto, o Multiparque está fechado temporariamente.
Balneário Camboriú aceita ajuda do governo federal
Após a decisão do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), de dispensar auxílio do governo federal e de outros estados, ministros e deputados iniciaram contato direto com as prefeituras das cidades afetadas.
Em Balneário Camboriú, a prefeita Juliana Pavan agradeceu o apoio recebido para a recuperação em tempo recorde. “Agradeço ao vereador Eduardo Zanetta e à deputada Ana Paula Lima, que já entraram em contato conosco, além da própria Defesa Civil Nacional, se colocando à disposição. O município de Balneário Camboriú agradece”, declarou.
A política ainda declarou que irá repassar a situação que se encontram as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e as escolas que foram afetadas pelas chuvas, inclusive as que já estavam em situação precária e que ficaram ainda mais danificadas em decorrência da chuva.
Balneário Camboriú ainda contou com o apoio de servidores da prefeitura de Bento Gonçalves e Blumenau, que enviaram servidores da Defesa Civil. Servidores de Chapecó e Criciúma também foram enviados para auxiliar na força tarefa da cidade.
“Agradeço aos servidores públicos da nossa Prefeitura e colaboradores terceirizados que foram cruciais para garantirmos a segurança das pessoas, o auxílio aos necessitados e a recuperação da praia, garantindo nosso retorno à normalidade”, finalizou Juliana.