O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, garantiu, nesta sexta-feira (17), que o Brasil terá um dos melhores sistemas tributários do mundo a partir de 2027.
Durante entrevista à CNN Brasil, ele destacou o empenho do governo em entregar uma reforma da renda “redonda”, que começará a ser implementada em 2027.
“Nós vamos começar a partir de 2027, porque agora começam os preparativos da inauguração, da reforma de 2027, mas o Brasil vai figurar, e eu posso assegurar, entre os melhores sistemas tributários do mundo, e um dos mais justos e dos mais eficazes, inclusive para sonegação e colocara alíquota media, nos padrões internacionais”, disse.
Reformas
Segundo Haddad declarou, o governo tem trabalhado intensamente na reforma tributária, uma prioridade do presidente Lula.
O ministro informou que o Brasil está entre os 10 piores sistemas tributários do mundo, ocupando a 184ª posição em um ranking do Banco Mundial.
Ele ressaltou ainda que, embora tentativas anteriores de reforma tenham falhado nos últimos 30 anos, o atual governo tomou medidas concretas para garantir o avanço, incluindo a criação de uma secretaria extraordinária dedicada ao tema.
Além da reforma tributária do consumo, que entrará em vigor em 2026, o governo está elaborando uma reforma da renda para tornar o sistema mais progressivo e equilibrado.
Um dos principais pontos da proposta, segundo o ministro, é a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para pessoas físicas, que passaria de R$ 2.640 para R$ 5 mil.
“A Receita Federal está realizando simulações para garantir que o projeto seja o mais completo possível, e certamente será debatido no Congresso”, explicou Haddad, destacando que a reforma será acompanhada de ajustes para manter a neutralidade fiscal.
The post Haddad garante avanços tributários para 2027: “Teremos um dos melhores sistemas do mundo” first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.