O que significa “monocórdica”, expressão usada pelo Le Monde para criticar Fernanda Torres

A atuação da atriz Fernanda Torres no filme “Ainda Estou Aqui” gerou uma multidão de opiniões divididas. Enquanto muitos aplaudiram seu desempenho, o jornal francês Le Monde avaliou a atriz negativamente, classificando-a como “monocórdica”.

Atriz Fernanda Torres durante filme "Ainda Estou Aqui"

Atriz Fernanda Torres foi criticada por francês que chamou sua atuação de “monocórdica” – Foto: Reprodução Youtube

Durante sua análise, o crítico Jacques Mandelbaum, atribuiu apenas uma de quatro estrelas ao longa de Walter Salles. Para ele, a interpretação de Torres como Eunice Paiva, protagonista na trama que explora a ditadura militar brasileira, careceu de variação emocional e profundidade.

Conforme o crítico, a atriz manteve um único tom ao longo do filme, o que resultou em uma “atuação sem camadas”.

O que significa “monocórdica”?

Segundo o dicionário Michaelis, o termo “monocórdia”, derivado do grego, vem de “monocórdio”, e significa algo que apresenta uniformidade de tom, sem variação ou mudança; monótono, enfadonho.

Exemplos de uso da palavra:

  • “A apresentação foi monocórdica, sem mudanças no ritmo, o que acabou tornando-a cansativa.”
  • “O professor falava de forma monocórdica, dificultando a atenção dos alunos durante a aula.”
  • “Embora a paisagem fosse bonita, a repetição das mesmas cores dava uma impressão monocórdica ao cenário.”

Monocórdica? Crítica internacional enfrenta divergências entre si

Imagem de Fernanda Torres

Fernanda Torres está entre as atrizes cotadas para a disputa do Oscar 2025, cuja lista oficial de indicados sai no dia 23 de janeiro – Foto: Getty Images via AFP/ND

Embora a avaliação do Le Monde tenha sido dura, outras publicações francesas enxergaram o trabalho de Torres de forma completamente diferente. A revista Le Nouvel Obs classificou “Ainda Estou Aqui” como “o melhor longa de Walter Salles” e o descreveu como “uma obra sobre a memória, sóbria e intimista, atravessada pelos fantasmas dos desaparecidos”.

A revista Positif também destacou o filme como “intimista e universal”, enquanto a Télérama elogiou diretamente Fernanda Torres, afirmando que “Fernanda Torres está extraordinária”.

Oscar 2025

Vale ressaltar que a produção brasileira pode se tornar concorrente de “Emilia Pérez”, da França, na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. Além disso, Fernanda Torres, que já venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em filme de drama por este papel, também está entre as possíveis indicadas ao Oscar.

A lista dos indicados ao Oscar 2025 deve ser divulgada no dia 23 de janeiro, após a própria Academia mudar novamente a data de divulgação dos indicados à premiação. Conforme o jornal Variety, a medida foi tomada nesta quarta-feira (8) depois dos incêndios em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A Variety informou que, o período de votação, definido para terminar na terça-feira (14), agora ocorrerá na sexta-feira (17). Os nomes selecionados deverão ser revelados durante um evento virtual sem cobertura da mídia presencial.

Imagem da premiação do Oscar

A lista dos indicados ao Oscar 2025 deve ser divulgada no dia 23 de janeiro – Foto: Pexels/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.