A GMF (Guarda Municipal de Florianópolis) realizou duas operações, uma na noite de segunda-feira (13) e outra na manhã de terça-feira (14), para encontrar barracas que estavam instaladas em áreas de restinga na praia dos Ingleses, em Florianópolis. No total, foram oito barracas retiradas. Algumas “pareciam casas”, segundo a GMF.
“As ações estão ocorrendo nos mais diversos bairros da cidade e buscam garantir a segurança e o cumprimento do código de posturas do município sobre o uso adequado do espaço público. Não podemos permitir que algumas pessoas utilizem, de forma inadequada, o que é público em detrimento da coletividade”, disse a secretária municipal de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos.
Além das barracas, roupas, plástico e cadeiras foram retiradas da praia dos Ingleses
Caixa de papelão, embalagens plásticas, roupas e cadeiras também foram encontradas pelo local. Com o uso de uma patrola, os lixos foram retirados.
“Uma sujeira terrível, isso vai em todo canto nosso dos Ingleses. Não é o local apropriado e destroem a área de restinga”, comentou a presidente da Associação de Moradores dos Ingleses e Santinho, Danielle Neves.
Segundo o comandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Andrey Vieira, tinha uma barraca que parecia “ser uma casa”.
“Tinha fogo e uma panela de pressão, estavam fazendo comida ali e era um fogo alto, então corre o risco de realmente colocar fogo em uma região porque o pessoal não tem responsabilidade”, descreveu.