Projeto Notas de Cura busca estimular as habilidades e o reconhecimento de sensações, sentimentos e emoções em Itapetininga (SP). Alunos de medicina em Itapetininga (SP) criam projeto Notas de Cura
Reprodução
Um grupo de alunos do curso de medicina de Itapetininga (SP) criou um projeto que usa a música como forma de terapia para que crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento consigam reconhecer sensações, sentimentos e emoções.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Ana Luiza Scavassin fundou o projeto Notas de Cura em agosto de 2024. Ela explica que sempre gostou de música e, um dia, em sua casa, pensou em criar um grupo de musicoterapia, principalmente focado em crianças e adolescentes.
“Juntou o amor pela medicina e pela música. Ajuda o outro e a nós mesmos, porque faz muito bem”, explica.
O conhecimento obtido em sala de aula é levado para dentro de casa e até a vida desses pacientes. Os estudantes criaram o projeto para estimular o desenvolvimento das crianças, e são os pequenos que escolhem a música, os instrumentos ou bambolês.
O grupo vai, de 15 em 15 dias, até espaços de acolhimento em Itapetininga. O projeto busca estimular as habilidades e o reconhecimento de sensações, sentimentos e emoções. Em uma das instituições, são cerca de 25 crianças e adolescentes atendidos.
‘Notas de cura’: projeto solidário de estudantes de medicina ajuda crianças e adolescentes
De acordo com Maria Emília dos Santos, coordenadora da instituição Nosso Lar, o projeto auxilia nos cuidados com as crianças.
“Esse projeto é muito importante. Ele acolhe as crianças e faz a diferença no fim de semana delas. Vemos o quanto eles ficam mais felizes, conseguimos acolher”, diz Luiz Cardim Louzada, estudante de medicina e participante do projeto.
Mesmo com a rotina apertada de estudos, os futuros médicos reservam um tempo para levar amor, afeto e atenção para quem mais precisa.
Luciana de Andrade Riveiro, gestora do curso de medicina, explicou que a musicoterapia desperta emoções, percepções corporais e sentimentos. Desta forma, os alunos conseguem desenvolver um olhar apurado sob o paciente.
Projeto Notas da Cura ajuda crianças e adolescentes em Itapetininga
Reprodução
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM