Os gatos vêm conquistando cada vez mais o coração dos brasileiros. Segundo o Censo Pet IPT de 2022, a população de gatos em lares domésticos no Brasil aumentou cerca de dois milhões entre 2020 e 2021. Atualmente, segundo o Censo, a população é de 27,1 milhões de gatos no Brasil.
Um dos seus diferenciais é seu comportamento, mas algo que incomoda muitos ‘pais de pets’ é que eles têm o hábito de arranhar os móveis. Dos sofás e poltronas às pernas das mesas e cadeiras, os gatos parecem ter uma necessidade de afiar as garras em qualquer superfície disponível.
A partir disso, surgiu a dúvida do por que os gatos gostam de arranhar as coisas e como evitar. Uma equipe internacional de pesquisadores analisou mais de perto o que pode influenciar um gato doméstico a arranhar móveis e ver se há alguma maneira de ajudar a reduzir esse comportamento.
Por que os gatos gostam de arranhar as coisas?
Vale ressaltar que coçar é um comportamento completamente natural dos gatos. Esse instinto remonta aos seus ancestrais selvagens e desempenha várias funções essenciais para o seu bem-estar físico e emocional.
Segundo o estudo da equipe de pesquisadores, havia uma ligação bastante clara entre os traços de personalidade do seu gato, o ambiente e o aumento do comportamento de coçar.
Foi demonstrado que se houver crianças em casa, os traços de personalidade dos gatos e os seus níveis de atividade influenciam significativamente o grau de comportamento.
Gatos considerados “agressivos” apresentaram níveis mais elevados de arranhões. Além disso, esses animais precisam manter as garras afiadas e prontas para caçar, escalar ou se defender.
Coçar não apenas remove as camadas externas das garras, mas também as mantém em boas condições para outras atividades diárias.
Assim como os cães, os gatos são muito territoriais. Arranhar superfícies deixa uma marca visual e, mais importante, uma pista olfativa. Glândulas que secretam feromônios são encontradas nas almofadas das patas, fazendo de cada arranhão uma forma de “assinar” seu território.
É também uma forma de alongamento que os ajuda a manter os músculos e ligamentos, principalmente os das patas dianteiras, flexíveis e a liberar tensões.
Como evitar que os gatos arranhem as coisas
Há algumas dicas que o estudo trouxe, para que os donos de gatos possam evitar que eles arranhem as coisas.
Um deles é de fornecer postes para arranhar. Colocar esses itens perto de móveis ou onde o gato já demonstrou interesse pode ajudar a redirecionar sua atenção.
Outra dica é de usar feromônios sintéticos. Produtos que imitam os sinais naturais dos gatos e podem ser muito eficazes para acalmar os felinos.
Difusores ou sprays de feromônios podem ser aplicados em postes para arranhar, ajudando os gatos a associar esses objetos a um local seguro e atraente para arranhar.
Cada vez que o gato utiliza o poste para arranhar em vez dos móveis, seu comportamento deve ser recompensado com uma guloseima ou carícia. Este reforço positivo os ajuda a aprender rapidamente o que se espera deles. Manter as garras do seu felino aparadas pode reduzir os danos aos móveis.
Forneça estimulação física e mental suficiente. Os gatos precisam de estimulação e exercício e, se não tiverem maneiras suficientes de liberar energia, podem recorrer a coçar como forma de aliviar o estresse.