Preso suspeito de planejar emboscada que terminou com a morte de guarda municipal de MG em Três Rios


Homem foi encontrado durante uma operação da Polícia Civil que investiga o tráfico de drogas no bairro Moura Brasil. Outros cinco mandados de prisão foram cumpridos. Guarda municipal foi assassinado em uma tentativa de assalto em dezembro de 2023. Um homem apontado como chefe do tráfico de drogas e suspeito de ser o responsável por planejar uma emboscada que terminou com a morte de um guarda municipal em Três Rios (RJ) foi preso na manhã desta quinta-feira (7) durante uma operação da Polícia Civil.
A ação, que aconteceu em quatro bairros de Três Rios, teve como objetivo cumprir oito mandados de prisão e 15 de busca e apreensão em um inquérito que investiga o tráfico de drogas no bairro Moura Brasil.
Outros três suspeitos de fazerem parte da facção criminosa também foram capturados. Um deles foi encontrado com 17 cápsulas de cocaína e um tablete pequeno de maconha.
Dois dos oito mandados de prisão foram cumpridos em presídios — um dos alvos que já estava preso é o suspeito de matar o guarda municipal Flávio Batista de Araújo, de 37 anos. A polícia informou que dois suspeitos estão foragidos.
Além de policiais civis de Três Rios, a operação contou com apoio de agentes de outras oito delegacias do interior do Rio.
Operação da Polícia Civil em Três Rios
Divulgação/Polícia Civil
Morte do GM iniciou investigações
“As investigações que visam desestruturar uma pequena organização criminosa que se instalou no bairro Moura Brasil, com o objetivo de vender material entorpecente, começaram no final do ano de 2023 a partir da notícia de um atentado ocorrido às margens da BR-393”, explicou o delegado titular da delegacia de Três Rios, Cláudio Batista.
O guarda municipal, que atuava em Belo Horizonte (MG), foi assassinado com dois tiros em uma tentativa de assalto ao carro em que ele estava com o irmão, a esposa e a filha em dezembro de 2023. A família seguia para Rio das Ostras, no norte do Rio de Janeiro, onde passaria a virada de ano.
Flávio Batista de Araújo, guarda municipal vítima de tentativa de assalto em Três Rios
Divulgação/Redes sociais
De acordo com a apuração da Polícia Civil, o suspeito de matar Flávio Batista atuou a partir das ordens do chefe do tráfico do bairro Moura Brasil. Ele teve o mandado de prisão decretado horas depois do crime.
“Após surpreender Flávio e os familiares com uma arma de fogo, o atirador, que havia colocado um para-choque de caminhão na via para obrigar os veículos que por lá trafegavam a reduzir sua velocidade, vendo o motorista acelerar, fez dois disparos que atingiram o vidro dianteiro e o vidro lateral esquerdo. Após passar por trás da cabeça do motorista, o projétil atingiu o carona Flávio, que morreu no local.”, disse a Polícia Civil.
Carro em que guarda municipal morto durante tentativa de assalto estava
Divulgação/Polícia Militar
A Polícia Civil descobriu, no decorrer das investigações, que o suspeito recebeu ordem para roubar um veículo que, posteriormente, seria usado para matar um traficante rival. Como o motorista não parou, ele atirou.
Na organização criminosa, o atirador era responsável por coordenar o recebimento e venda de drogas que vinham de uma favela no Rio.
Durante diligências realizadas, foram apreendidas uma pistola calibre 9mm, parte da droga vendida pelo grupo, além de anotações que vinculavam o chefe do tráfico e os integrantes da organização ao comércio de entorpecentes no local.
Os presos foram levados para a delegacia de Três Rios. Depois de prestarem depoimento, serão transferidos para um presídio no Rio de Janeiro (RJ).
O material apreendido será analisado junto com as outras evidências do inquérito que apura o tráfico de drogas e no processo que investiga o crime de latrocínio.
A Polícia Civil segue nas ruas em busca dos dois foragidos e da arma usada para matar o guarda municipal.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.