Desfile das escolas de samba de Três Rios é remarcado para domingo


Tradicional evento que marca o Carnaval da cidade seria realizado na terça-feira, mas precisou ser adiado por conta da chuva. Avenida Condessa do Rio Novo, em Três Rios, palco do Desfile das Escolas de Samba
Gabriel Ferreira/TV Rio Sul
Após ter sido adiado por conta da chuva que atingiu a cidade na terça-feira (13), o tradicional desfile das escolas de samba de Três Rios (RJ) foi remarcado para este domingo (18) e em um novo horário: a partir das 19h. Cinco escolas prometem agitar a Avenida Condessa do Rio Novo, no Centro, em busca do título (veja abaixo a ordem do desfile e enredos).
A decisão foi anunciada pela prefeitura na tarde desta quarta-feira (14) depois de uma reunião realizada na sede do governo municipal. Participaram do encontro o prefeito da cidade, Joa, o secretário de Cultura, Caio Côrrea, a Comissão Organizadora do Desfile das Escolas de Samba (CODE) e os responsáveis pelas cinco agremiações.
Segundo a prefeitura, a nova data foi aceita por unanimidade.
A ordem do desfile permanece a mesma, com a Sonhos Mixyricka sendo a primeira a entrar na avenida. Em seguida, desfilam: Mocidade Independente de Vila Isabel, Bambas do Ritmo, Independente do Triângulo e Bom das Bocas.
As escolas terão 15 minutos de “esquenta”, até 1h05 para desfilar e outros 15 minutos para caso aconteça algum imprevisto no término do desfile. Caso ultrapassem o tempo, serão penalizadas.
Horário
19h – GRES Sonhos de Mixyricka
20h35 – GRES Mocidade Independente de Vila Isabel
22h05 – GRES Bambas do Ritmo
23h35 – GRES Independente do Triângulo
1h05 – GRES Bom das Bocas
Enredos
Neste ano, Sonhos de Mixyricka vai levar para a avenida o enredo “Aikamaé: um rio de amor para celebrar os 50 anos da Mixyricka”. Parte do desfile vai abordar a lenda indígena Ayakamaé, que narra a criação do Rio Amazonas, enquanto a outra fará uma homenagem aos 50 anos de fundação da escola.
Com o enredo “Senhora dos Milagres. Aparecida, a mãe do Brasil”, a Mocidade Independente de Vila Isabel vai levar para a avenida histórias de milagres, fé e devoção à Nossa Senhora Aparecida. A tricolorida promete realizar um dos maiores desfiles, com 14 alas.
Em seu enredo de 2024, “Salve Jorge! O cavalheiro da capa encarnada”, o Bambas do Ritmo vai contar a história de São Jorge, padroeiro da escola do bairro Cantagalo. O desfile vai resgatar toda a identidade da agremiação e celebrar os 60 anos de história da vermelho e branco.
Completando 39 anos de criação, a Independente do Triângulo traz neste ano o enredo “Sinhás pretas do Brasil”. A escola verde, branco e vermelho vai homenagear as mulheres negras, em especial a Tia Ciata, curandeira brasileira.
Atual campeã do Carnaval de Três Rios, a Bom das Bocas vai tentar o bicampeonato com o enredo de “Rituais de fé”. A verde e branco do bairro Caixa D’água vai levar para a avenida emoção, religiosidade e busca pelo sagrado.
Apuração
A apuração dos votos do desfile das escolas de samba de Três Rios será na quarta-feira (21), às 17h, no Clube Entrerriense, no Centro.
Serão julgados os seguintes quesitos: bateria, harmonia, samba-enredo, enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, alegorias e adereços, fantasia e evolução.
Desfile das Campeãs
A prefeitura não divulgou a data do desfile das campeãs. Tradicionalmente, as duas melhores colocadas retornam à Avenida Condessa do Rio Novo.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.