Período de defeso do camarão começa neste domingo; pescadores já podem pedir auxílio 🦐


Até o dia 30 de abril, fica proibido o exercício da pesca para a captura de várias espécies. Pescadores podem solicitar auxílio de um salário mínimo durante o período. O período de defeso do camarão nas regiões sul e sudeste do Brasil começa neste domingo (28). Até o dia 30 de abril, fica proibido o exercício da pesca de arrasto com tração motorizada (traineira) para a captura das espécies de camarões rosa, sete-barbas, branco, santana ou vermelho e barba-ruça.
O objetivo é que as espécies passem pelo período de reprodução e crescimento pleno. Quem for flagrado desrespeitando o defeso pode ser processado por crime ambiental e estará sujeito a multa.
O seguro-defeso pode ser acessado pelo site Meu INSS. No entanto, Angra dos Reis (RJ) e Paraty (RJ) oferecem auxílio aos pescadores para a solicitação do benefício, que é de um salário mínimo durante os meses de fevereiro, março e abril.
Em Angra dos Reis (RJ), os pescadores devem ir até a sede da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca da prefeitura para solicitar o seguro-defeso. A pasta conta com a Sala do Pescador, com profissionais que auxiliam os pescadores de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 16h30.
A secretaria fica localizada na Rua Coronel Carvalho, no Calçadão Nelcyr Bitencourt Cabral, nº 189 B, no Centro da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 3377-1780, 3377-5352, 3377-5786, 3377-6080.
Em Paraty (RJ), os pescadores podem procurar ajuda na Colônia de Pescadores, que fica localizada na frente do cais do bairro Ilha das Cobras, que funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.
Período de defeso do camarão começa neste domingo
Divulgação
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.