Público poderá escolher sua arte favorita pelo site da Fundação CSN e resultado será divulgado no dia 31 de maio. Concurso Arigó Parade abre votação popular para escolha dos artistas que irão grafitar esculturas de Arigó
Foto: divulgação Fundação CSN
A partir de agora, o público também poderá participar da Arigó Parade: até 30 de maio será possível escolher quais artes serão grafitadas nas 8 esculturas de Arigó que ficarão expostas por toda a cidade de Volta Redonda (RJ). Os vencedores serão divulgados no dia 31 de maio.
Ao longo das últimas semanas, uma comissão formada pelos organizadores da Arigó Parade selecionou 15 artes, que estão publicadas no site da Fundação CSN, baseando-se nos seguintes critérios: qualidade estética; arte na linguagem do graffiti; criatividade e originalidade; e contexto histórico.
Como votar?
A votação acontece de forma online, no site da Fundação CSN. Cada pessoa que se cadastrar tem direito a 1 voto. Serão selecionadas para a grafitagem das esculturas de Arigó as oito artes que receberem mais votos. Em caso de empate, o desempate será feito por meio das notas dadas pela Comissão Técnica e os critérios previamente colocados. Dessa forma, o primeiro critério é a maior nota em “Qualidade Estética”, na avaliação da Comissão. Se o empate permanecer, serão levados em conta os critérios previamente citados. O resultado dos vencedores será divulgado às 18h do dia 31 de maio no site da Fundação CSN.
Polo de Street Art e Arigó Parade
O concurso faz parte do projeto Polo de Street Art, parceria entre com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com o financiamento da Lei Rouanet, através do Centro Cultural Fundação CSN. O objetivo da ação é formar artistas qualificados na área do graffiti para incentivar o crescimento da arte urbana e do empreendedorismo de Volta Redonda e região, bem como para estimular a produção artística e fomentar a linguagem do graffiti.
A iniciativa oferecerá, também, programas de residência artística para a produção de graffiti que culminarão na criação do Beco do Arigó. O local, tendo como inspiração o Beco do Batman da cidade de São Paulo, será criado a partir de intervenções feitas por grafiteiros convidados e pelos formandos dos chamados Ninhos de Arigó. O espaço abrigará ações artísticas, gerando renda e impulsionando o turismo local.
Confira mais informações no site da Fundação CSN.