Iniciativa tem como público-alvo pessoas que não justificaram a ausência às eleições, não quitaram eventuais multas eleitorais ou não atualizaram o cadastro na Justiça Eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral lançou uma campanha para estimular a regularização de quem tem pendências com a Justiça Eleitoral: pessoas que não justificaram a ausência às eleições, não quitaram eventuais multas eleitorais ou não atualizaram o cadastro.
A regularização do documento é simples e pode ser feita pela internet, através do Portal do TSE.
Para emitir a certidão de quitação eleitoral, o eleitor deve ter votado em todas as eleições ou justificado todas as ausências, se for o caso.
Se tiver multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, a pessoa deve emitir o boleto para pagamento no site do TSE, por meio do serviço “Consulta de débitos eleitorais”.
Página do TSE para regularizar o título de eleitor
Divulgação/TSE
Na mesma página, o eleitor também pode consultar a situação eleitoral, validar cadastro, gerar certidões ou emitir o próprio documento eleitoral, incluindo a segunda via, tudo de forma on-line e gratuita.
A iniciativa do TSE, nomeada de “Regularizou? Resolveu”, estará disponível até 28 de junho (quarta-feira).
A pendência no documento pode atrapalhar em serviços como matrícula em universidade pública, assumir um cargo por meio de concurso público e até tirar o passaporte.
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
TSE lança campanha para estimular regularização eleitoral
Adicionar aos favoritos o Link permanente.