MPRJ faz buscas em cartórios do RJ por suspeita de falsificação de guias de ITBI


Investigações começaram a partir de uma denúncia contra seis servidores públicos do município de Itatiaia. Fraudes ocorreram entre 2014 e 2021. Mandados foram cumpridos em Resende e na cidade do Rio de Janeiro. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) cumpriu, na manhã desta quinta-feira (14), mandados de busca e apreensão em cartórios de Resende (RJ) por suspeita de falsificação de guias de Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
Além dos cartórios 2º e 3º ofícios em Resende, as buscas também aconteceram no bairro Recreio dos Bandeirantes, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), no 4º ofício, e na capital, no 17º ofício.
Segundo o MPRJ, o crime teria sido praticado por seis servidores públicos do município de Itatiaia (RJ), entre os anos de 2014 e 2021. Eles são investigados pelos crimes de associação criminosa, estelionato, inserção de dados falsos em sistema de informações e falsidade documental.
A denúncia apontou que os suspeitos fizeram “um esquema dentro da Secretaria Municipal de Administração Tributária de Itatiaia para desviar dinheiro público e lesar contribuintes utilizando o sistema local de recolhimento de ITBI”.
Ainda de acordo com o Ministério Público, as investigações continuam.
A operação contou também com o apoio de agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência.
Procurada pelo g1, a prefeitura de Itatiaia não havia se pronunciado até a publicação desta reportagem. A nota será acrescentada nesta matéria assim que for enviada.
Prédio do cartório do 2º ofício em Resende
Reprodução
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.